sexta-feira, 30 de maio de 2008

Criatividade em extinção! Será?

Ahahhh e aqui estou eu, nem tão firme nem forte mas estou aqui e disposta a postar!!!
Bom espero que todos tenham me perdoado pelo post passado.
Não sei se já comentei, mas meus posts não costumam ser baseados em textos e sim em minhas próprias idéias, portanto vamos lá!
Não sei se vocês são como eu em relação a esse assunto, mas eu freqüentemente penso sobre a criatividade humana, talvez até porquê a faculdade que eu resolvi cursar tem tudo a ver com ser criativo.
Mas então, sabe qual o meu maior problema? Eu fico imaginando se a criatividade humana não terá fim, tenho sérias preocupações com isso... Concerteza devem extistir pesquisas filosóficas bem malucas em relação a isso!
Cada vez que vejo um celular ou um carro mais revolucionário que um outro que já era inovador me vem essa pergunta na cabeça!
Eu, particularmente, acho que uma hora essa criatividade vai ter fim e isso me da uma angústia (coisas de louco).
"A criatividade identifica-se com a resolução de problemas não-triviais. Um problema não-trivial é aquele no qual não são óbvios, de início, nem a solução e nem os meios para alcançá-la (Kim, 1990)."
Procurei mais textos sobre o assunto, só que são realmente complexos e filosóficos.
Penso eu que as pessoas em suas vidas possuem um limite de criações e invenções, claro que em alguns esse limite vai bem mais longe do que em outros. Mas percebemos que no momento mundial em que estamos quando se pensa em criar alguma coisa, você roda, roda e cai em alguma coisa bem semelhantea uma já criada por alguém em alguma parte do globo.
Dificilmente conseguimos ver alguém criando realmente algo, o fato é que na verdade recriamos, baseados em coisas que já vimos antes.
Voltando aos celulares e carros, repare como todos os lançamentos seguem um certo padrão:
-Telas grandes e com resoluções fantásticas, com mais de 50 funções, tão revolucionários, que quase todos na mesma faixa de valor fazem a mesma coisa;
-Modelos com linhas curvilíneas e tudo arredondado, padrão de salões de automóveis internacionais!!!!
Talvez seja só eu a paranóica em relação à criatividade, ou talvez não...
BBBBBom espero que tenham uma boa e criativa semana e até mais!

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Eutanásia: Você que escolhe!

Olá pessoal! Hoje eu vou falar de um assunto muito interessante e que causa polêmica, a eutanásia, mas primeiro, peço descupas por não ter postado ontem. Essa semana está sendo uma semana muito corrida, por isso não consegui postar ontem. Mas aqui estou eu, fazendo a minha parte. Vamos começar?

Para quem não sabe o que é eutanásia, ai vai a explicação: Palavra grega que significa boa morte.Ou melhor, morte causada pelo médico, com o consentimento do paciente, quando o sofrimento físico ou psíquico é incurável ou insuportável, ou suicídio assistido (morte nas mesmas circunstâncias, mas provocado pelo paciente.).

Aqui no Brasil, não há muita discussão sobre esse assunto, mas segundo uma enquete feita no site da Super Interessante em 2001, 50,4 % dos 14915 internautas que votaram eram contra a legalização da eutanásia. Em quanto isso no Canadá 76% da opinião publica é a favor, na Austrália 81% e nos EUA 57%.

Em algumas pesquisas feitas em 1997 nos EUA, 40% das pessoas morrem sentindo dores insuportáveis, 80% sofrem fadiga extrema, 63% passam por sofrimento físico e psíquico antes de deixar a vida. A situação não deve ser muito diferente aqui no Brasil.

A questão se complica quando começa a discussão sobre quem decide, onde e quando a morte deve acontecer.

Muita gente é contra a eutanásia porque acredita que Deus deu a vida e somente ele pode tirar. Mas pensando bem, um paciente que tenha uma doença grave, como o câncer de pulmão, que é considerado um assassino rápido, pois mata em poucos meses, sente muitas dores, mas a medicina consegue controlar essas dores, porém, a certeza de morte assusta os pacientes, principalmente por temerem estar sozinhos na hora da morte.

Uma doença que deixa uma pessoa em estado vegetativo, que destrói seu corpo aos poucos, causa muito mais sofrimento para quem está doente e as pessoas a sua volta. Foi o caso do jornalista Derek Humphry. Sua esposa Jean lutou anos contra um câncer de mama, e um dia decidiu se render. Derek procurou um médico que ele havia entrevistado há alguns anos e pediu orientação de como proceder para acabar com o sofrimento de sua esposa. O médico conseguiu para ele a chamada “pílula negra” e 50 minutos depois de dá-la a Jean, ela estava morta, sendo sua ultimas palavras “Adeus meu amor”. Três anos depois Derek publicou um livro chamado Jean’s way que relata a história de Jean, e em 1991 lançou o Final Exit, onde o jornalista defende a eutanásia e ensina como se matar e dá as doses certas de cada medicamento.

O maior defensor da eutanásia é o custo da morte e de manter uma pessoa doente viva. Definhar em um hospital custa em média 2000 reais por dia, em UTIs seis vezes mais. Já o custo de um velório e documentos sai bem mais barato.

- Em 1934 o Uruguai torna-se o primeiro país do mundo a abrir a possibilidade de eutansia no código penal
-Em 1939 a Alemanha instituiu o Akition 4, um plano de eutanásia que permitia matar quem tivesse uma vida que não merecia ser vivida, e crianças deficientes físicas e mentas passaram a ser mortas. Em 1940 o plano de eutanásia se estende para adultos deficientes, judeus, negros, ciganos e homossexuais. Muitas pessoas condenam a eutanásia por medo de um novo holocausto.
-Em 1996 foi proposto um projeto de lei que legalizava a morte piedosa no Brasil, mas nunca entrou em votação
- Em 1997 o estado americano de Origon torna-se o primeiro a legalizar o suicídio assistido. Anos depois o governo passa a pagar para as famílias que optassem por abreviar a vida, como compensação dos gastos que o governo teria com os doentes.

E você, é contra ou a favor da eutanásia?

Por hoje é só
Até a próxima semana.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Crescimento vs Meio Ambiente

O Brasil vive um momento delicado na sua história, sendo consequente até mesmo no mundo. Marina Silva deixou o posto de ministra do Meio Ambiente e mostrou a todos como se encontra a situação ambiental no Brasil, especialmente na Amazônia. O grande dilema que nosso país está vivendo é o duelo entre o crescimento vs meio ambiente.

É claro que a situação econômica do Brasil melhorou e muito no governo Lula, tanto que o dólar caiu, a Bolsa valorizou, investimentos não param de acontecer e o petróleo surgiu. Estáriamos saindo da condição de um país subdesenvolvido para entrarmos no real processo de desenvolvimento, embalado por outros países como a China. Isso é ótimo não é verdade?! Ver a sua pátria crescer, não depender tanto dos EUA, ver que eles estão em crise e nós em ascensão... mas existe um revés muito grande desse crescimento: a natureza perde.

A Amazônia é o bem mais precioso do Brasil (inclúo aqui a cultura) e sofre com o desmatamento, queimadas e descaso em geral; nesses 3 anos passados o número dessas agressões a ela diminuiu, o problema é que dados desse ano mostrou que o desmatamento aumentou ao invés de seguir a diminuição que ocorria. O general do exército Augusto Heleno Pereira, resposável pela área amazônica, criticou a política do governo que está sendo adotada lá, disse mais, falou que ONGs estrangeiras estão por trás de tribos indígenas que querem cada vez mais território, por exemplo, o estado de Roraima inteiro. Para se ter uma idéia, existem mais de mil ONGs na Amazônia, grande parte estrangeira, que por meio dessas tenta determinar o rumo da nossa floresta.

Com o PAC do governo, estão previstas algumas obras naquela região, como por exemplo a construção da hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, que causou revolta de muitos ativistas pró Amazônia e principalmente dos índios da região.

Vendo tantos acontecimentos ocorrendo em torno da Amazônia, tantas informações e coisas que acontecem lá e não é divulgado pela mídia de massa, a verdadeira situação das empresas que exploram a região, o quão internacionalizada está nossa floresta fica difícil de acreditar que existe uma salvação. Esse duelo entre crescimento e meio ambiente teria uma solução, o crescimento sustentável, mas começo a crer que isso é tão utópico como a idéia socialista que Marx dizia.

O Norte do Brasil para mim ainda é um mistério, todas as dispustas de terra no Pará, as ameaças de morte de membros da igreja que tentam denunciar a situação, madereiras da Malásia que se instalam na Amazônia... é tanta coisa que vejo, que quanto mais procuro saber, pior fica. É um dilema dificílimo e que deve todas as atenções da autoridades políticas, mas penso que não depende apenas delas. Por ora, fica uma reflexão e pedido para que você se informe mais sobre o que acontece no Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Acre, Tocantis e Amapá. Deixe nos comentários sua opinião e informação, pois nós como brasileiros temos o dever de saber o que se passa para agirmos, que aliás já está tarde demais.


Playlist:
Raul Seixas - Aluga-se

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Abaixando o volume

Boa noite, primeiramente quero agradecer a minha mãe pela idéia do post, isso a minha mãe.


Bom eu sempre vou para a escola ouvindo música, eu posso esquecer a mochila menos o iPod, e minha mãe diz sempre a seguinte frase "Jesielly, tira isso do ouvido estou aqui falando sozinha" ou "Nossa, dá para ouvir daqui, isso tá te deixando surda"...

Afinal, os jovens estão ficando surdos?

O iPod não é tão responsável pela surdez de adolescentes e jovens como se acreditava. Pesquisa divulgada pela Associação Norte-Americana da Linguagem-Discurso-Audição afirma que, embora estudantes apresentem mais falhas de audição que as gerações anteriores, são os adultos que abusam da música alta em seus players. Sem esquecer que a televisão também ajuda na perda de audição.

Enquanto os jovens estão duas vezes mais propícios a usar um iPod, por exemplo, no volume máximo (13% contra 6%), são os adultos que usam o aparelho por um tempo mais longo - 43% deles usam entre uma e quatro horas diárias, enquanto 9% revelaram usar por mais tempo.

Fumaça de cigarro pode afetar audição dos jovens

A revista veja publicou uma matéria muito interessante sobre audição dos jovens, onde um estudo realizado pela universidade americana de Yale revela que adolescentes que fumam ou cujas mães fumaram durante a gravidez têm mais chances de apresentar problemas de audição.

Nos testes com 67 adolescentes entre 13 e 18 anos, os especialistas descobriram que os que haviam sido expostos à fumaça do cigarro tinham mais dificuldade para se concentrar e entender o que estava sendo dito a seu redor. Além disso, entre esses adolescentes, a massa branca do cérebro ‑ responsável pela transmissão de mensagens ‑ estava aumentada de tamanho.
Outros estudos apontam que crianças com esta parte do cérebro superdesenvolvida têm problemas de transmitir e interpretar sons porque a massa branca ficaria fora de sintonia com o resto do cérebro. Há indícios de que a produção em excesso da massa branca está ligada à nicotina, que estimularia a produção da substância química aceticolina ‑ responsável por tal produção.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Leslie Jacobsen, os testes ainda mostraram que os adolescentes expostos ao cigarro tiveram mais dificuldades de reconhecer palavras quando eram distraídos por imagens ou ruídos. "Os resultados mostram o que pode acontecer com esses adolescentes dentro das salas de aula, onde muitas pessoas falam ao mesmo tempo. Combinados a outros fatores, problemas de audição e de entendimento das palavras podem levar ao fracasso escolar", afirmou a cientista.

Espero que tenham gostado, particularmente eu gostei muito de falar sobre esse assunto, mas quero saber de vocês:

Que tal diminuir o volume?


Bom feriadooooo!!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Going Underground: Berlim vista por baixo

"...und die Sonne schön wie nie
über Deutschland scheint.
"

("E o sol, mais belo que nunca,
Brilha sobre a Alemanha.
")


Um pouco diferente do que esse trecho do hino da Alemanha oriental menciona, hoje eu vou um pouco mais embaixo. Isso mesmo. Embaixo.
Você já se perguntou o que tem embaixo da sua cidade? Bom, de São Paulo eu não sei, mas de Berlim, a capital alemã, sim.
Inspirada em um documentário que assisti no The History Channel, posto hoje.

Bunkers, túneis e arcadas atraem cada vez mais gente sob o asfalto das ruas de Berlim. Qual o grande fascínio que o mundo subterrâneo exerce sobre as pessoas?

A associação Berliner Unterwelten (Subterrâneos de Berlim) registrou um grande aumento do número de visitantes. As visitas guiadas pelos bunkers de Gesundbrunnen até Am Blochplatz atraem de 200 a 300 pessoas todo sábado. São abrigos antiaéreos da Segunda Guerra.
"Talvez as pessoas queiram conhecer Berlim por baixo pelo fato de a cidade ter se modificado tão rápido na superfície", supõe o presidente da associação, Reiner Janick. E o que elas encontram lá? Labirintos com salas desertas e corredores com frias paredes de concreto. Na época da guerra, os caminhos eram indicados por faixas fosforescentes, para caso de blecaute. Os banheiros tinham espelhos de aço, a fim de impedir que as pessoas pudessem cortar os pulsos com vidro.

Para quem (ainda) não entendeu, o trecho trata-se de bunkers construídos por Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial. Porém, não se trata de apenas bunkers, que serviria para proteção, Hitler tinha em mente construir uma cidade inteira embaixo de Berlim. Hoje ainda é possível ver algumas das partes das que seriam as estradas principais da cidade subterrânea.
Mesmo que se tivesse toda contruida, a ambição do ditador não iria muito longe. Os terreno de Berlim são extremamente arenosos, após alguns anos, a cidade escondida não aguentaria o peso da real Berlim.
Isso só prova o quão louca, fascinante, engenhosa, e ambiciosa a mente humana pode ser.


Fonte do trecho utilizado no texto: Deutsche Welle
Aliás, fica a dica, o Deutsche Welle é um excelente site da Alemanha, com páginas em português, para os admiradores da arte, cultura, história e língua alemã, assim como eu.


Ich muss schon gehen. Gute Nacht!
Até o próximo post.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Mente vazia!!

Se você quer ler algo interessante não continue!!



Cheguei em casa, totalmente desanimada, pensando que haveria muito à fazer hoje... Eu pensei assim: "Que se #$%@ o que vão achar sobre o meu post, pensei que o que me anima é simplesmente falar o que vem na cabeça e não me fechar num assunto específico e comentar sobre esse tal assunto. Talvez eu seja a mais chata do blog... Sabe sobre o que eu gostaria mesmo de falar, nem eu sei, talvez sobre música, talvez sobre amor, talvez sobre mim, talvez sobre qualquer um. Bom, aproveitando que o ibope aqui tá baixo eu até posso falar mais abertamente só pra vocês meus amigos.

É eu sei, se eu falar algo muito ridículo vocês além de me enforcarem vão me "censurar" do blog.

Então sobre o que falar?

"Você fez o meu coração sorrir no inverno, trouxe sorte pra minha canção, amor eterno."

É eu sou bem romântica e tola, vou ouvindo música e viajando na maionese!

O fato é resumidamente: não tenho um assunto definido, num jornal isso seria imperdoável e eu tomaria uma bela duma demissão.

Pensei em falar sobre um dos 50 e poucos poemas que tem dentro de A Rosa do Povo de Carlos Drummond de Andrade, a Flor e a Náusea que eu aprendi a gostar depois de ler com outros olhos.

"Posso sem armas revoltar-me?" Um cara que de uma forma diferente, de uma forma sem violência mostrou o nojo que ele tinha da sociedade.

"Uma flor nasceu na rua!" A esperança, pequena, feia nasce em seu coração e talvez no coração da sociedade.

Quando estiverem com uma mente aberta, leiam esse poema, é realmente ótimo. http://foruns.terravista.pt/SForums/$M=readmessage$TH=3313067$F=52613$ME=8797181



E meu momento incorrigivelmente romântico pede para eu colocar a letra dessa música aqui também, também é bem poética:



Eu gosto do claro quando é claro que você me ama

Eu gosto do escuro no escuro com você na cama

Eu gosto do não se você diz não viver sem mim

Eu gosto de tudo, tudo que traz você aqui

Eu gosto do nada, nada que te leve para longe

Eu amo a demora sempre que o nosso beijo é longo

Adoro a pressa quando sinto sua pressa em vir me amar

Venero a saudade quando ela está pra terminar

Baby, com você já, já

Mande um buquê de rosas, rosa ou salmão

Versos e beijos e o seu nome no cartão

Me leve café na cama amanhã

Eu finjo que não esperava

Gosto de fazer amor fora de hora

Lugares proibidos com você na estrada

Adoro surpresas sem data

Chega mais cedo amor

Eu finjo que não esperava

Eu gosto da falta quando falta mais juízo em nós

E de telefone, se do outro lado é a sua voz

Adoro a pressa quando sinto sua pressa em vir me amar

Venero a saudade quando ela está pra terminar

Baby com você chegando já



Mas o melhor mesmo é ouvir a música vendo o vídeo, apaixonem- se também, é bom, heheh!!

http://www.youtube.com/watch?v=JNXvp88TYyo&feature=related



Por favor não me matem por todas essas besteiras tá!

Acho que estou chegando ao fim dos meus dias de Jovens Mentes, nada definitivo.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

osculum, basium, suavium

Bem, pensando no incrível e decepcionante passeio escolar de hoje, decidi escrever sobre o principal assunto da atividade extraclasse: O petróleo!
Mas durante a composição do meu texto, surgiu uma dúvida, e como eu não tava no meu pc que tem Internet, tive procurar em outras fontes, como uma coleção multimídia da revista Super Interessante, muito boa por sinal, e achei uma coisa mais legal do que o petróleo para falar. Então apaguei o que eu tinha feito, já que eu não estava totalmente contente com o assunto, e comecei outro, falando do Beijo.

Durante o beijo entram em ação 17 músculos do rosto, para um beijo mais “ardente”, 29. A pressão exercida por uma pessoa sobre o rosto da outra durante o beijo Chega 12 quilos. Ao mesmo tempo, trocam de boca 250 bactérias, 9 mg de água, 18 mg de substancias orgânicas, 7 decigramas de albumina, 711 mg de matérias gordurosos e 45 mg de sais minerais.

Umas das primeiras expressões de beijo, esculturas e murais, estão no templo Khajuharo na Índia e são do ano 2500 aC. No século IV dC, é publicado o Kama sutra, também na Índia, considerado o mais completo tratado sexual do Oriente. Segundo o manual indiano, o beijo pode ser moderando, contraído, pressionado, suave, direto, inclinado, voltado ou apertado, e diz muito mais sobre o beijo, já que existe um capítulo inteiro sobre beijo no livro.

Em algumas civilizações antigas, como a Grécia, o beijo funcionava como diferenciador das hierarquias. Os subordinados beijavam os superiores no peito, mãos ou joelhos, de acordo com o nível em que estavam. Os mendigos beijavam apenas os pés dos senhores, e os escravos só podiam beijar a terra. Já os persas quando eram do mesmo nível social, beijavam-se na boca, e se a diferença entra eles fosse pequena, davam beijo no rosto.

O beijo no rosto originou-se na época em que os humanos dependiam do olfato para sobreviver. Os homens das cavernas, cheiravam pessoas de outras tribos para saber se eram inimigos, portanto, o beijo no rosto surgiu como mecanismo de defesa.

Algumas civilizações africanas não se beijam pois querem proteger sua alma, a boca e o aleitamento são considerados representações da vida, e para alguns povos da alma também. Mas o beijo não apenas carinho, inferioridade ou superioridade, também pode significar morte. Na máfia, quando um membro trai seus pares, um parente dá-lhe um beijo na boca, como símbolo de que sua morte foi aprovada pelo chefão.

Algumas curiosidades envolvendo o beijo

-Em 1896, numa pequena sala de projeção em Los Angeles, diante do olhar de 73 espectadores, os artistas May irwin e John Rice beijaram-se durante 4 longos segundos, dando um beijo explosivo, que levou inúmeras associações de defesa da moral e dos bons costumes a boicotar o filme, mas Hollywood não desistiu, e em 1926 chegou as telas o filme Don Juan, onde o ator John Barrymore dá 191 beijos em diferentes atrizes.
- Em fevereiro de 1981, um juiz em Sorocaba, decidiu sem mais nem menos, proibir o beijo na cidade. A repercussão foi imensa, e houve um protesto chamado “Noite do Beijo”, que acabou na maior pancadaria.

- O latim registra três palavras para definir o beijo : osculum, é o beijo amistoso na face; basium, o beijo apaixonado, na boca; e o suavium, o beijo amoroso com ternura.

Por hoje é só. Espero que tenham gostado do post, afinal quem não gosta de beijo???
Até a próxima semana...

Bjs
=*

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Fotografias históricas

A famosa foto de Che Guevara, conhecida como Guerrilheiro Heróico, onde aparece seu rosto com a boina negra olhando ao longe, foi tirada por Alberto Korda em cinco de março de 1960 quando Guevara tinha 31 anos num enterro de vítimas de uma explosão. Somente foi publicada sete anos depois. O Instituto de Arte de Maryland- EUA denominou-a "A mais famosa fotografia e maior ícone gráfico do mundo do século XX". É a imagem mais reproduzida de toda a história expressa um símbolo universal de rebeldia, em todas suas interpretações.

Omayra Sanchez foi uma menina vítima do vulcão Nevado do Ruiz durante a erupção que arrasou o povoado de Armero, Colômbia em 1985. Omayra ficou três dias jogada sobre o lodo, água e restos de sua própria casa e presa aos corpos dos próprios pais. Quando os paramédicos de parcos recursos tentaram ajudá-la, comprovaram que era impossível, já que para tirá-la precisavam amputar-lhe as pernas, e a falta de um especialista para tal cirurgia resultaria na morte da menina. Omayra mostrou-se forte até o último momento de sua vida, segundo os paramédicos e jornalistas que a rodeavam. Durante os três dias, manteve-se pensando somente em voltar ao colégio e a seus exames e a convivência com seus amigos. O fotógrafo Frank Fournier, fez uma foto de Omayra que deu a volta ao mundo e originou uma controvérsia a respeito da indiferença do Governo Colombiano com respeito às vítimas de catástrofes. A fotografia foi publicada meses após o falecimento da garota. Muitos vêem nesta imagem de 1985 o começo do que hoje chamamos Globalização, pois sua agonia foi vivenciada em tempo real pelas câmaras de televisão de todo o mundo.

Em oito de junho de 1972, um avião norte-americano bombardeou a população de Trang Bang com napalm. Ali se encontrava Kim Phuc e sua família. Com sua roupa em chamas, a menina de nove anos corria em meio ao povo desesperado e no momento, que suas roupas tinham sido consumidas, o fotógrafo Nic Ut registrou a famosa imagem. Depois, Nic levou-a para um hospital onde ela permaneceu por durante 14 meses sendo submetida a 17 operações de enxerto de pele. Qualquer um que vê essa fotografia, mesmo que menos sensível, poderá ver a profundidade do sofrimento, a desesperança, a dor humana na guerra, especialmente para as crianças. Hoje Pham Thi Kim Phuc está casada, com dois filhos e reside no Canadá onde preside a "Fundação Kim Phuc", dedicada a ajudar as crianças vítimas da guerra e é embaixadora da UNESCO.

"O coronel assassinou o preso; mas e eu... assassinei o coronel com minha câmera?" - Palavras de Eddie Adams, fotógrafo de guerra, autor desta foto que mostra o assassinato, em um de fevereiro de 1968, por parte do chefe de polícia de Saigon, a sangue frio, de um guerrilheiro do Vietcong. Adams, correspondente em 13 guerras, obteve por esta fotografia um prêmio Pulitzer; mas ficou tão emocionalmente tocado com ela que se converteu em fotógrafo paisagístico.

Esta bela foto, que data de 1950, é considerada como a mais vendida da história. Isto devido à intrigante história com a que foi descrita durante muitos anos: segundo contava-se, esta foto foi tirada fortuitamente por Robert Doisneau enquanto encontrava-se sentado tomando um café. O fotógrafo acionava regularmente sua câmara entre as pessoas que passavam e captou esta imagem de amantes beijando-se com paixão enquanto caminhavam no meio da multidão. Esta foi a história que se conheceu durante muitos anos até 1992, quando dois impostores se fizessem passar pelo casal protagonista desta foto. No entanto o Sr. Doisneau indignado pela falsa declaração, revelaria a história original declarando assim aquela lenda: a fotografia não tinha sido tirada a esmo, senão que se tratava de dois transeuntes que pediu que posassem para sua lente, lhes enviando uma. cópia da foto com agradecimento. 55 anos depois Françoise Bornet (a mulher do beijo) reclamou os direitos de imagem das cópias desta foto e recebeu 200 mil dólares.


Rebelde Desconhecido, esta foi a alcunha que foi atribuído a um jovem anônimo que se tornou internacionalmente famoso ao ser gravado e fotografado em pé em frente a uma linha de vários tanques durante a revolta da Praça de Tiananmen de 1989 na República Popular Chinesa. A foto foi tirada por Jeff Widener, e na mesma noite foi capa de centenas de jornais, noticiários e revistas de todo mundo. O jovem estudante (certamente morto horas depois) interpôs se a duas linhas de tanques que tentavam avançar. No ocidente as imagens do rebelde foram apresentadas foto comoum símbolo do movimento democrático Chinês: um jovem arriscando a vida para opor-se a um esquadrão militar. Na China, a imagem foi usada pelo governo como símbolo do cuidado dos soldados do Exército Popular de Libertação para proteger o povo chinês: apesar das ordens de avançar, o condutor do tanque recusou fazê-lo se isso implicava causar algum dano a um cidadão...
Thich Quang Duc, nascido em 1897, foi um monge budista vietnamita que se sacrificou até a morte numa rua movimentada de Saigon em 11 de junho de 1963. Seu ato foi repetido por outros monges. Enquanto seu corpo ardia sob as chamas, o monge manteve-se completamente imóvel. Não gritou, nem sequer fez um pequeno ruído. Thich Quang Duc protestava contra a maneira que a sociedade oprimia a religião Budista em seu país. Após sua morte, seu corpo foi cremado conforme à tradição budista. Durante a cremação seu coração manteve-se intacto, pelo que foi considerado como quase santo e seu coração foi transladado aos cuidados do Banco de Reserva do Vietnã como relíquia.
Em 1994, o fotógrafo Sudanês Kevin Carter ganhou o prêmio Pulitzer de foto jornalismo com uma fotografia tomada na região de Ayod (uma pequena aldeia em Suam), que percorreu o mundo inteiro. A figura esquelética de uma pequena menina, totalmente desnutrida, recostando-se sobre a terra, esgotada pela fome, e a ponto de morrer, enquanto num segundo plano, a figura negra de um abutre se encontra espreitando e esperando o momento preciso da morte da garota. Quatro meses depois, abrumado pela culpa e conduzido por uma forte dependência às drogas, Kevin Carter suicidou-se.

The Falling Man é o título de uma fotografia tirada por Richard Drew durante os atentados do 11 de setembro de 2001 contra as torres gêmeas do WTC. Na imagem pode-se ver um homem atirando-se de uma das torres. A publicação do documento pouco depois dos atentados irritou a certos setores da opinião pública norte-americana. Ato seguido, a maioria dos meios de comunicação se auto-censurou, preferindo mostrar unicamente fotografias de atos de heroísmo e sacrifício.
_____________________________________________

Qual você achou mais interessante? Qual você achou mais impactante? Mostre sua opinião.

Playlist:
John Lennon - Imagine

sábado, 10 de maio de 2008

Bizarro? Talvez...

Boa noite!
Pesquisei está noite sobre esportes estranhos e acabei achando várias outras coisas muito legais. Olhem esses vídeos! Eu recomendo! =]

Vou começar com uma competição que exige muita habilidade e concentração dos competidores. O objetivo dessa competição é empilhar os copos em uma seqüência, e o que conseguir fazer essa seqüência em menos tempo, ganha.
http://www.youtube.com/watch?v=_UF9qR2Tbdw

Essa competição é realmente muito bizarra nela ganha quem conseguir empilhar o maior número de comida em cima do seu animal de estimação.
http://www.youtube.com/watch?v=noRyPlDo2WI

Uma mistura de jogos completamente diferentes: Box e xadrez. O Chessboxing.
http://www.youtube.com/watch?v=GOvZP5ylimo&feature=user

Esse eu curti, se chama Sepaktakraw. No século XVI quando Portugal começava a colonizar o Brasil, o sepaktakraw engatinhava nos pés dos asiáticos, 500 anos se passarão e o sepaktakraw está aqui como mais um esporte exótico.
http://www.youtube.com/watch?v=FDkmKaGXN2U&feature=related

Raciocínio.
http://www.youtube.com/watch?v=A_GjdBoirHU

Habilidade com uma caneta
http://www.youtube.com/watch?v=1q7s4E94-No&feature=related

Habilidade com dados
http://www.youtube.com/watch?v=CfTz2KJuZb8&NR=1

Footbag
http://www.youtube.com/watch?v=A72jSPEtOJI

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Já salvou o mundo hoje??

Hoje vou falar de um assunto que passou de alarmante a maçante. E sim, meus queridos vocês já ouviram e leram muitas coisas sobre isso. Talvez esse post vire algo como um desabafo ou uma reflexão (o que soa bem melhor).



Quando foi a primeira vez que você ouviu falar nos três R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar)?

Ou simplesmente reciclagem?

Deixe eu ver se adivinho, a muito tempo, né?

Bom isso já significa muita coisa, porém as pessoas mais conscientes e informadas também deixam a desejar, elas continuam apenas reclamando (e essa palavra não entra na regra dos três R’s) do lixo nas ruas, na ineficiência da coleta do lixo, no crescimento exacerbado do volume do lixo.

Claro que a vida moderna não trouxe só boas conseqüências, e claro que isso é no mínimo aceitável, difícil é aceitar a situação e não tomar iniciativas para que isso pare de destruir o planeta.

Algumas pessoas precisam sentir na pele, ou ver com seus próprios olhos, não vejamos ao que está na casa do brasileiro e ele se limita a poucas indignações.

A-M-A-Z-Ô-N-I-A sumiu. É e ela não volta tão cedo!

O Brasil por conta do desmatamento, queimadas, resumindo a extração ilegal de madeira, ou aberturas para pasto, fez o Brasil adquirir o 4ª lugar é os maiores emissores de CO2.

Você certamente pode ser perguntar: mas toda essa emissão de CO2 é ligada diretamente com os problemas na Amazônia ?

E sua resposta é afirmativa, estudos feitos pelo Green Peace revelam que ¾ dessa emissão é proveniente da Amazônia.

Hoje em dia pensa se basicamente em ser uma grande potência econômica, com alto grau de industrialização, e muitos não percebem que acabam excluindo a ecologia e a consciência ambiental. Pois se você almeja um futuro melhor não há razão para descuidar do que você já tem, e ainda se algo de grandioso valor.





Nos últimos tempos ouvi se falar de mil e umas formas de interromper a agressão ao planeta, como por exemplo:

A captura e armazenamento de CO2 é uma mera ilusão, que ajuda apenas como desculpa para o desenvolvimento dessa tecnologia para construir mais e mais usinas a carvão, grandes emissoras de dióxido de carbono.



"A tecnologia de captura e armazenamento de carvão é uma fraude", afirma Emily Rochon, autora do relatório e campaigner de clima e energia do Greenpeace Internacional. "É uma insanidade, quase uma negligência criminosa, trocar investimentos em energia limpa por uma tecnologia que ainda não foi comprovada. Governos e empresas precisam reduzir suas emissões, não procurar desculpas para continuar queimando carvão."Repleta de incertezas sobre sua praticidade e seu custo, a tecnologia de captura e armazenamento de carbono só deve ser tecnicamente possível a partir de 2030, se tanto. Até lá, no entanto, pouco será útil para combater as mudanças climáticas, que precisa de soluções imediatas, para os próximos anos. O consenso entre especialistas de clima é que as emissões globais de gases do efeito estufa têm que atingir um pico em 2015 e serem reduzidas pela metade em 2050.Investimentos fúteis nessa tecnologia ameaçam as iniciativas voltadas para energias renováveis e esforços de economia de energia. Mas a indústria de energia que continuar poluindo como sempre e não consegue enxergar o horizonte além do carvão.

Essas ultimas informações foram tiradas do proprio site do Green Peace (http://www.greenpeace.org.br/).

Isso leva a pensar que não teremos boas noticias e sim grandes desastres, e com o passar do tempo a destresa humana só diminuirá, e perdendo a nossa força acabaremos agindo como feras.

Se você acha que vale apena lutar por essa causa, entre no site do Green Peace (link abaixo), e entre na corrente (soou como teleton) a favor do desmatamento zero na Amazônia.

http://www.greenpeace.org.br/desmatamentozero/

Não esqueçam de deixar a sua opinião nos comentários...

Você já salvou o mundo hoje?
s2

terça-feira, 6 de maio de 2008

Casamento Gay - O 'Reich' do terceiro sexo.

Photobucket

A união entre pessoas do mesmo sexo é um assunto que vem dando o que falar pelo mundo inteiro. Países contras e países a favor vêm fazendo suas manifestações para legalizar ou não esse tão falado casamento.
Depois de algumas (lê-se: muitas) pesquisas, postarei alguns fatos.

"I said: No, no, no"

Uma das nações que é contra o casamento gay é os Estados Unidos da América, onde o presidente, George W. Bush, aprovou a proibição do casamento homossexual.

"Ele quer defender e proteger a instituição matrimonial, uma instituição que implica um homem e uma mulher. Não creio que possa ser mais claro a este respeito", concluiu Tony Snow, porta-voz da Casa Branca.

Ainda contra, temos a Igreja Católica, que sobrevivi a séculos e possui fiéis no mundo inteiro. A maior parte da população brasileira, por exemplo, se diz católica.
Bento 16 afirmou que as uniões entre pessoas do mesmo sexo são falsas, representam uma "banalização" do corpo humano e ameaçam o futuro da família.

Portugal, nosso país irmão, entra em contradição quando é o único país da Europa cuja Constituição proíbe explicitamente a discriminação com base na orientação sexual, porém, essa discriminação continua a existir na lei uma vez que o casamento civil continua a não ser permitido para casais de gays ou de lésbicas.

"It's our time to shine "

A África do Sul foi o primeiro país a legalizar a união no continente africano. A nova legislação, que autoriza a oficialização das uniões entre pessoas do mesmo sexo pelo casamento ou pela união civil, foi contestada pelas organizações religiosas, conservadores e tradicionalistas.
Apesar da contestação, o Governo sul-africano considera que a nova legislação faz parte do seu compromisso de combater toda a forma de discriminação contra os homossexuais em matéria de matrimónio. “Rompendo com o nosso passado, necessitamos de lutar e resistir a todas as formas de discriminação e preconceitos, incluindo a homofobia”, afirmou a ministra do Interior sul-africana, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, antes da votação da lei.

Na Alemanha o casamento é permitido desde 2001. E um ano depois que essa lei entrou em vigor, já tinham sido registrados mais de 4500 casamentos.

"Acontece a mesma troca de alianças, buquê de flores jogado para o alto, até mesmo mães em prantos aparecem às vezes", conta Elke Dinkler-Hamel, funcionária do Departamento de Registro Civil de Frankfurt. Os casais homossexuais festejam o casamento quase sempre de forma tradicional e semelhante à maioria dos heterossexuais. A única diferença é que muitas vezes são levadas as bandeiras coloridas do arco-íris, símbolo do movimento gay. Mas a Alemanha está longe de ser pioneira na instituição do casamento entre gays e lésbicas. Na Dinamarca, casais homossexuais podem registrar sua união desde 1989, além de terem a permissão para adotar crianças. Também na Suécia, Noruega, Islândia, Holanda e França, os Departamentos de Registro Civil abriram nos anos 90 suas portas aos casais homossexuais.

Sobre o nosso Brasil-Brasileiro, o primeiro casamento foi realizado em Abril, no estado de São Paulo. O jornalista Felipeh Campos, de 34 anos, e o produtor de moda Rafael Scapucim, de 26 anos, que vivem juntos há cinco anos, assinaram um contrato de parceria oficializando a união estável e celebraram uma cerimônia religiosa orientada pelo candomblé.

"E Você?"

Bom, eu poderia continuar escrevendo sobre todos esses países, contra ou não. Mas o que você acha de tudo isso? Você é a favor ou contra?

Lembrando que felicidade não tem preço.... e nem sexo!

(Homophobia is gay)

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Macho + Ismo = todos !!! (Parte 1)

Olhem a pequena "piadinha" que fizeram em uma etiqueta de roupas:


Muitos devem ter achado bem engraçado, outros uma falta de respeito com a mulher.

Qual garota nunca chamou o namorado, amigo ou até mesmo o próprio irmão de machistas por algumas considerações que eles fizeram sobre ela ou sobre as mulheres de um modo geral?
Quem será que nunca foi machista consigo mesmo?
“Homem não chora.” ou “isso é coisa para mulher.” como aparece na etiqueta acima. E milhares de outras argumentações que todos estão cansados de ouvir.
Na verdade refletindo sobre o que é o machismo e como ele vem sendo empregado na sociedade, nós não podemos culpar nossos pais ou irmãos diretamente por suas atitudes.
A palavra machismo está associada ao sistema patriarcal (sistema familiar e social ensinado na Bíblia, no Alcorão e em outros livros também religiosos). Nesse sistema, o pai é o líder da família sob todos os aspectos.
É claro, como disse uma das nossas integrantes, Camila, houveram muitos períodos na história em que mulheres eram tratadas iguais ou até mesmo possuíam um papel “invertido” com os homens, tomando assim as rédeas da casa e de seu meio.
Esse preconceito existe sim e muito nas mulheres também. Às vezes, sem perceber, elas se julgam inferiores ou incapazes de algo, esquecendo que são elas mesmo que lutam para que isso mude.
Opinião levada em consideração, muitas mulheres ao quererem provar que são melhores que os homens, estão sendo machistas com elas mesmas. Pois do mesmo modo que homens machistas se sentem superiores às mulheres, as mesmas quando querem provar serem melhores também estão sendo machistas. Afinal, somos iguais e com capacidades iguais.
É claro que certas tarefas são desempenhadas mais facilmente por algum dos sexos, mas isso não significa que o outro não pode ser bom na mesma, isto é muito pessoal e varia para cada pessoa em cada aspecto.
Um assunto tão subjetivo, e que pode ser retratado por vários ângulos de visão diferentes tem que ser muito bem discutido e analisado por um grande número de pessoas. O que um pode considerar um comentário machista, outro pode considerá-lo bem normal.
Por isso peço a ajuda de vocês para que aja uma discussão justa sobre isso pois um assunto tão polêmico não pode se encerram com apenas o meu ponto de vista.

-Os homens continuam sendo tão machistas quanto antes?
-As mulheres são realmente machistas consigo mesmas?
-O que dizer sobre a relação machismo/sexo ou machismo/violência contra a mulher?

Espero então que vocês comentem e dêem suas opiniões para que no meu próximo post eu possa fechar esse assunto de uma forma justa.