terça-feira, 27 de maio de 2008

Crescimento vs Meio Ambiente

O Brasil vive um momento delicado na sua história, sendo consequente até mesmo no mundo. Marina Silva deixou o posto de ministra do Meio Ambiente e mostrou a todos como se encontra a situação ambiental no Brasil, especialmente na Amazônia. O grande dilema que nosso país está vivendo é o duelo entre o crescimento vs meio ambiente.

É claro que a situação econômica do Brasil melhorou e muito no governo Lula, tanto que o dólar caiu, a Bolsa valorizou, investimentos não param de acontecer e o petróleo surgiu. Estáriamos saindo da condição de um país subdesenvolvido para entrarmos no real processo de desenvolvimento, embalado por outros países como a China. Isso é ótimo não é verdade?! Ver a sua pátria crescer, não depender tanto dos EUA, ver que eles estão em crise e nós em ascensão... mas existe um revés muito grande desse crescimento: a natureza perde.

A Amazônia é o bem mais precioso do Brasil (inclúo aqui a cultura) e sofre com o desmatamento, queimadas e descaso em geral; nesses 3 anos passados o número dessas agressões a ela diminuiu, o problema é que dados desse ano mostrou que o desmatamento aumentou ao invés de seguir a diminuição que ocorria. O general do exército Augusto Heleno Pereira, resposável pela área amazônica, criticou a política do governo que está sendo adotada lá, disse mais, falou que ONGs estrangeiras estão por trás de tribos indígenas que querem cada vez mais território, por exemplo, o estado de Roraima inteiro. Para se ter uma idéia, existem mais de mil ONGs na Amazônia, grande parte estrangeira, que por meio dessas tenta determinar o rumo da nossa floresta.

Com o PAC do governo, estão previstas algumas obras naquela região, como por exemplo a construção da hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, que causou revolta de muitos ativistas pró Amazônia e principalmente dos índios da região.

Vendo tantos acontecimentos ocorrendo em torno da Amazônia, tantas informações e coisas que acontecem lá e não é divulgado pela mídia de massa, a verdadeira situação das empresas que exploram a região, o quão internacionalizada está nossa floresta fica difícil de acreditar que existe uma salvação. Esse duelo entre crescimento e meio ambiente teria uma solução, o crescimento sustentável, mas começo a crer que isso é tão utópico como a idéia socialista que Marx dizia.

O Norte do Brasil para mim ainda é um mistério, todas as dispustas de terra no Pará, as ameaças de morte de membros da igreja que tentam denunciar a situação, madereiras da Malásia que se instalam na Amazônia... é tanta coisa que vejo, que quanto mais procuro saber, pior fica. É um dilema dificílimo e que deve todas as atenções da autoridades políticas, mas penso que não depende apenas delas. Por ora, fica uma reflexão e pedido para que você se informe mais sobre o que acontece no Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Acre, Tocantis e Amapá. Deixe nos comentários sua opinião e informação, pois nós como brasileiros temos o dever de saber o que se passa para agirmos, que aliás já está tarde demais.


Playlist:
Raul Seixas - Aluga-se

3 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

O Meio Ambiente esta há muitos anos se transformando numa Metamorfose Ambulante graçãs a ação do homem...quer dizer o homem como "Construtor Cultural" infelizmente desmata mesmo. A solução seria manter um equilíbrio e ocupar o espaço sabiamente, preservando principalmente o coração do Planeta que é a Amazônia. Eu não entendo que por razões políticas a Amazônia tem que ser apenas dos brasileiros...Este é o mal...o homem é o lobo do homem... O que fazer?

Thiago Dalleck disse...

Essa música do Raúl diz tudo: Tem o Atlântico, tem vista pro mar, a Amazônia é o jardim do quintal e o dólar dele paga o nosso mingau...

Jesielly Fernandes disse...

Então, vai ser meio ambiente ou crescimento??
Pelo visto os dois serão impossivel...