quinta-feira, 22 de maio de 2008

Abaixando o volume

Boa noite, primeiramente quero agradecer a minha mãe pela idéia do post, isso a minha mãe.


Bom eu sempre vou para a escola ouvindo música, eu posso esquecer a mochila menos o iPod, e minha mãe diz sempre a seguinte frase "Jesielly, tira isso do ouvido estou aqui falando sozinha" ou "Nossa, dá para ouvir daqui, isso tá te deixando surda"...

Afinal, os jovens estão ficando surdos?

O iPod não é tão responsável pela surdez de adolescentes e jovens como se acreditava. Pesquisa divulgada pela Associação Norte-Americana da Linguagem-Discurso-Audição afirma que, embora estudantes apresentem mais falhas de audição que as gerações anteriores, são os adultos que abusam da música alta em seus players. Sem esquecer que a televisão também ajuda na perda de audição.

Enquanto os jovens estão duas vezes mais propícios a usar um iPod, por exemplo, no volume máximo (13% contra 6%), são os adultos que usam o aparelho por um tempo mais longo - 43% deles usam entre uma e quatro horas diárias, enquanto 9% revelaram usar por mais tempo.

Fumaça de cigarro pode afetar audição dos jovens

A revista veja publicou uma matéria muito interessante sobre audição dos jovens, onde um estudo realizado pela universidade americana de Yale revela que adolescentes que fumam ou cujas mães fumaram durante a gravidez têm mais chances de apresentar problemas de audição.

Nos testes com 67 adolescentes entre 13 e 18 anos, os especialistas descobriram que os que haviam sido expostos à fumaça do cigarro tinham mais dificuldade para se concentrar e entender o que estava sendo dito a seu redor. Além disso, entre esses adolescentes, a massa branca do cérebro ‑ responsável pela transmissão de mensagens ‑ estava aumentada de tamanho.
Outros estudos apontam que crianças com esta parte do cérebro superdesenvolvida têm problemas de transmitir e interpretar sons porque a massa branca ficaria fora de sintonia com o resto do cérebro. Há indícios de que a produção em excesso da massa branca está ligada à nicotina, que estimularia a produção da substância química aceticolina ‑ responsável por tal produção.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Leslie Jacobsen, os testes ainda mostraram que os adolescentes expostos ao cigarro tiveram mais dificuldades de reconhecer palavras quando eram distraídos por imagens ou ruídos. "Os resultados mostram o que pode acontecer com esses adolescentes dentro das salas de aula, onde muitas pessoas falam ao mesmo tempo. Combinados a outros fatores, problemas de audição e de entendimento das palavras podem levar ao fracasso escolar", afirmou a cientista.

Espero que tenham gostado, particularmente eu gostei muito de falar sobre esse assunto, mas quero saber de vocês:

Que tal diminuir o volume?


Bom feriadooooo!!

4 comentários:

Camila Nardini disse...

Bem, eu acho que agora eu sei por que as vezes eu não entendo direito o que as pessoas falam pra mim! Desde criança eu tive muito contato com cigarro, meu pai e a familia dele fumam, por isso, eu acho que fui de certa forma afetada!

xD

bem interessante essa parte do cigarro influenciar na perda de audição, isso é só mais um malefício causado pelo cigarro, e ainda assim, as pessoas não têm consiencia de como é ruim fumar!

Thiago Dalleck disse...

bom, uma vez eu dei uma entrevista pra TV Record porque eu ouvia meu iPod 10h por dia (é sério). Eles filmaram eu fazendo audiometria, um exame de audição. Mesmo eu ouvindo música direto, a médica falou que não tenho nenhum problema auditivo. É só saber se controlar pra não aumentar muito o volume quando for ouvir. A vantagem do iPod é que dá pra você bloquear o volume máximo...

Amanda disse...

Nunca bloqueie o volume máximo do meu iPod, pelo contrário sempre reclamei que deveria ser mais alto, tanto que troquei de fone para isso.
Odeio barulhos paralelos, chegoa até ficar irritada, gosto de escutar a música e ponto.
As vezes fico com dor de cabeça, mas logo passa.
Mas também não escuto música no iPod 10 horas por dia, escuto mais no meu PC.
:D

Lucas Pazin disse...

Eu adoro escutar música, e costumo escutar alto mesmo... tenho consciência de que possivelmente terei problemas auditivos no futuro, mas sei lá... é melhor escutar alto. Em casa mesmo, geralmente quando escuto no pc, uso o fone de ouvido ao invés da caixa do pc, o som fica mais nítido.

Queria um fone sem fio separado, tem um aí? hahaha