sexta-feira, 2 de maio de 2008

Macho + Ismo = todos !!! (Parte 1)

Olhem a pequena "piadinha" que fizeram em uma etiqueta de roupas:


Muitos devem ter achado bem engraçado, outros uma falta de respeito com a mulher.

Qual garota nunca chamou o namorado, amigo ou até mesmo o próprio irmão de machistas por algumas considerações que eles fizeram sobre ela ou sobre as mulheres de um modo geral?
Quem será que nunca foi machista consigo mesmo?
“Homem não chora.” ou “isso é coisa para mulher.” como aparece na etiqueta acima. E milhares de outras argumentações que todos estão cansados de ouvir.
Na verdade refletindo sobre o que é o machismo e como ele vem sendo empregado na sociedade, nós não podemos culpar nossos pais ou irmãos diretamente por suas atitudes.
A palavra machismo está associada ao sistema patriarcal (sistema familiar e social ensinado na Bíblia, no Alcorão e em outros livros também religiosos). Nesse sistema, o pai é o líder da família sob todos os aspectos.
É claro, como disse uma das nossas integrantes, Camila, houveram muitos períodos na história em que mulheres eram tratadas iguais ou até mesmo possuíam um papel “invertido” com os homens, tomando assim as rédeas da casa e de seu meio.
Esse preconceito existe sim e muito nas mulheres também. Às vezes, sem perceber, elas se julgam inferiores ou incapazes de algo, esquecendo que são elas mesmo que lutam para que isso mude.
Opinião levada em consideração, muitas mulheres ao quererem provar que são melhores que os homens, estão sendo machistas com elas mesmas. Pois do mesmo modo que homens machistas se sentem superiores às mulheres, as mesmas quando querem provar serem melhores também estão sendo machistas. Afinal, somos iguais e com capacidades iguais.
É claro que certas tarefas são desempenhadas mais facilmente por algum dos sexos, mas isso não significa que o outro não pode ser bom na mesma, isto é muito pessoal e varia para cada pessoa em cada aspecto.
Um assunto tão subjetivo, e que pode ser retratado por vários ângulos de visão diferentes tem que ser muito bem discutido e analisado por um grande número de pessoas. O que um pode considerar um comentário machista, outro pode considerá-lo bem normal.
Por isso peço a ajuda de vocês para que aja uma discussão justa sobre isso pois um assunto tão polêmico não pode se encerram com apenas o meu ponto de vista.

-Os homens continuam sendo tão machistas quanto antes?
-As mulheres são realmente machistas consigo mesmas?
-O que dizer sobre a relação machismo/sexo ou machismo/violência contra a mulher?

Espero então que vocês comentem e dêem suas opiniões para que no meu próximo post eu possa fechar esse assunto de uma forma justa.

4 comentários:

Douglas Garcia disse...

Como eu já disse em outros comentários certas diferenças entre homes e mulheres devem ser respeitadas mas é muito complicado em certos casos distinguir o que é e o que não é uma atitude machista.

Como está no post mesmo, em certos casos há a frase "isso é coisa de menina". Será que sempre que ela é usada está presente o machismo.Para alguns pode ser que sim e para outros não.

Só que em outros casos como salários mais baixos ou em frases como "mulher não sabe dirigir" é clara a presença do machismo.

Unknown disse...

Há um livro interessante e de linguagem simples que focaliza nas diferenças entre os dois sexos: "Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?"
Referente à parte histórica, no livro comenta-se bastante o cenário pré-histórico, o homem caçando e a mulher cuidando dos filhos. Em um se desenvolveu a força, e no outro a atenção.
E essa guerra entre os sexos é justamente a luta para fugir desse condicionamento que o ser humano está preso.

Claro que a mulher pode se igualar a força do homem, e o homem a atenção que a mulher possui de tudo e todos. Tanto que a genética está ai pra isso, quantos homens não nascem com um cérebro de estrutura feminina e vice-versa?
Um dos problemas do machismo está na generalização de que a mulher não é capaz. No Brasil, há muitas famílias lideradas por mulheres, assim como há famílias lideradas por homens. Nas universidades, a quantidade de mulheres e homens se aproxima do igual. A capacidade está no alcance de ambos, um com mais facilidade que o outro, mas isso não impede sua igualdade.
Na educação, enquanto os homens pesquisam, as mulheres educam. Na economia, os homens montam suas estratégias e as mulheres administram o capital obtido. E mesmo com as diferenças, há como os dois sexos interagirem em harmonia.

Bem, respondendo suas perguntas...
- Os homens continuam sendo tão machistas quanto antes?
Difícil... Por exemplo, li um artigo que a maioria dos homens prefere a iniciativa feminina na conquista. Do outro lado, talvez o machismo esteja forte por conseqüências das estatísticas que mostram a elevação da mulher em cargos de chefia, em pesquisas de doutorado, mestrado; a conseqüência seria a supervalorização do sexo masculino.
- As mulheres são realmente machistas consigo mesmas?
Depende da educação, minha educação paterna foi sempre voltada à mulher submissa, eu tive autocrítica, mas nem todas possuem. Também há o caso de mulheres que buscam a igualdade, mas abrem mão disso por um relacionamento seguro.
- O que dizer sobre a relação machismo/sexo ou machismo/violência contra a mulher?
Atitude para forçar a idéia de superioridade do sexo masculino.

Jesielly Fernandes disse...

Todos nós, independentemente do sexo, temos pontos fortes e fracos.
Acho que há sim muito machismo hoje em dia, não só por parte dos homens.
Gostaria que em algum momento paremos de ter que sempre provar nossos valores, pois isso é realmente desgastante.
Claro que não será fácil, afinal nos julgamos tão livres de preconceitos, nos julgamos tão modernos, e no fundo carregamos pensamentos históricos e ultrapassados.

O homem não vive sem a mulher e a mulher não vive sem o homem. Então que tal começarmos nos dando o devido valor??

Camila Nardini disse...

Concordo com a Jesy, um não vive sem o outro. hehe...

porém, ainda é muito comum ver homens menospresando as mulheres, julgando-as incapazes da fazer certas coisa, mas na verdade homens e mulheres tem capacidades iguais com facilidades diferentes, como já foi dito.

Atitudes machistas existem em grande numero, não só por homens, mas també por mulheres, o que é pior, mas é uma questão de criação, se uma pessoa é educada para fazer tal coisa, ela só irá parar de fazer aquilo quando alguém mais importante que ela mandar parar. Essa é a imporntância dessa discussão, criar novos cidadãos que saibam como agir perante as diferenças entre as pessoas.