quarta-feira, 14 de maio de 2008

osculum, basium, suavium

Bem, pensando no incrível e decepcionante passeio escolar de hoje, decidi escrever sobre o principal assunto da atividade extraclasse: O petróleo!
Mas durante a composição do meu texto, surgiu uma dúvida, e como eu não tava no meu pc que tem Internet, tive procurar em outras fontes, como uma coleção multimídia da revista Super Interessante, muito boa por sinal, e achei uma coisa mais legal do que o petróleo para falar. Então apaguei o que eu tinha feito, já que eu não estava totalmente contente com o assunto, e comecei outro, falando do Beijo.

Durante o beijo entram em ação 17 músculos do rosto, para um beijo mais “ardente”, 29. A pressão exercida por uma pessoa sobre o rosto da outra durante o beijo Chega 12 quilos. Ao mesmo tempo, trocam de boca 250 bactérias, 9 mg de água, 18 mg de substancias orgânicas, 7 decigramas de albumina, 711 mg de matérias gordurosos e 45 mg de sais minerais.

Umas das primeiras expressões de beijo, esculturas e murais, estão no templo Khajuharo na Índia e são do ano 2500 aC. No século IV dC, é publicado o Kama sutra, também na Índia, considerado o mais completo tratado sexual do Oriente. Segundo o manual indiano, o beijo pode ser moderando, contraído, pressionado, suave, direto, inclinado, voltado ou apertado, e diz muito mais sobre o beijo, já que existe um capítulo inteiro sobre beijo no livro.

Em algumas civilizações antigas, como a Grécia, o beijo funcionava como diferenciador das hierarquias. Os subordinados beijavam os superiores no peito, mãos ou joelhos, de acordo com o nível em que estavam. Os mendigos beijavam apenas os pés dos senhores, e os escravos só podiam beijar a terra. Já os persas quando eram do mesmo nível social, beijavam-se na boca, e se a diferença entra eles fosse pequena, davam beijo no rosto.

O beijo no rosto originou-se na época em que os humanos dependiam do olfato para sobreviver. Os homens das cavernas, cheiravam pessoas de outras tribos para saber se eram inimigos, portanto, o beijo no rosto surgiu como mecanismo de defesa.

Algumas civilizações africanas não se beijam pois querem proteger sua alma, a boca e o aleitamento são considerados representações da vida, e para alguns povos da alma também. Mas o beijo não apenas carinho, inferioridade ou superioridade, também pode significar morte. Na máfia, quando um membro trai seus pares, um parente dá-lhe um beijo na boca, como símbolo de que sua morte foi aprovada pelo chefão.

Algumas curiosidades envolvendo o beijo

-Em 1896, numa pequena sala de projeção em Los Angeles, diante do olhar de 73 espectadores, os artistas May irwin e John Rice beijaram-se durante 4 longos segundos, dando um beijo explosivo, que levou inúmeras associações de defesa da moral e dos bons costumes a boicotar o filme, mas Hollywood não desistiu, e em 1926 chegou as telas o filme Don Juan, onde o ator John Barrymore dá 191 beijos em diferentes atrizes.
- Em fevereiro de 1981, um juiz em Sorocaba, decidiu sem mais nem menos, proibir o beijo na cidade. A repercussão foi imensa, e houve um protesto chamado “Noite do Beijo”, que acabou na maior pancadaria.

- O latim registra três palavras para definir o beijo : osculum, é o beijo amistoso na face; basium, o beijo apaixonado, na boca; e o suavium, o beijo amoroso com ternura.

Por hoje é só. Espero que tenham gostado do post, afinal quem não gosta de beijo???
Até a próxima semana...

Bjs
=*

5 comentários:

Amanda disse...

Camila também é cultura!
Só com ela eu aprendo latim!!!

osculum :*

Rodrigo Mendes disse...

Gostei do seu texto assim como eu gosto de beijo.

O latim foi a melhor parte

Adorei.

Anônimo disse...

Camila, minha amiga, adorei seu post sobre beijos! Aprendi bastante, mas faltou uma coisinha! Ensinar algumas dicas para as pessoas que nunca sentirão essa sensação deliciosa... Tipo não ficar nervoso na hora etc.

bjoz

Camila Nardini disse...

Fe...vou pensar na sua proposta...

que estranho comentar no meu próprio post...

xD

Anônimo disse...

muito bom texto e assim como as coisas realmente são uma idéia moldada pelas necessidades e reviravoltas da vida ....estou executando um trabalho e adorei como e o pq vc resolveu falar sobre bjo....

Parabens,....


Felipe Medeiros
felipe_sloog@hotmail.com