terça-feira, 20 de maio de 2008

Going Underground: Berlim vista por baixo

"...und die Sonne schön wie nie
über Deutschland scheint.
"

("E o sol, mais belo que nunca,
Brilha sobre a Alemanha.
")


Um pouco diferente do que esse trecho do hino da Alemanha oriental menciona, hoje eu vou um pouco mais embaixo. Isso mesmo. Embaixo.
Você já se perguntou o que tem embaixo da sua cidade? Bom, de São Paulo eu não sei, mas de Berlim, a capital alemã, sim.
Inspirada em um documentário que assisti no The History Channel, posto hoje.

Bunkers, túneis e arcadas atraem cada vez mais gente sob o asfalto das ruas de Berlim. Qual o grande fascínio que o mundo subterrâneo exerce sobre as pessoas?

A associação Berliner Unterwelten (Subterrâneos de Berlim) registrou um grande aumento do número de visitantes. As visitas guiadas pelos bunkers de Gesundbrunnen até Am Blochplatz atraem de 200 a 300 pessoas todo sábado. São abrigos antiaéreos da Segunda Guerra.
"Talvez as pessoas queiram conhecer Berlim por baixo pelo fato de a cidade ter se modificado tão rápido na superfície", supõe o presidente da associação, Reiner Janick. E o que elas encontram lá? Labirintos com salas desertas e corredores com frias paredes de concreto. Na época da guerra, os caminhos eram indicados por faixas fosforescentes, para caso de blecaute. Os banheiros tinham espelhos de aço, a fim de impedir que as pessoas pudessem cortar os pulsos com vidro.

Para quem (ainda) não entendeu, o trecho trata-se de bunkers construídos por Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial. Porém, não se trata de apenas bunkers, que serviria para proteção, Hitler tinha em mente construir uma cidade inteira embaixo de Berlim. Hoje ainda é possível ver algumas das partes das que seriam as estradas principais da cidade subterrânea.
Mesmo que se tivesse toda contruida, a ambição do ditador não iria muito longe. Os terreno de Berlim são extremamente arenosos, após alguns anos, a cidade escondida não aguentaria o peso da real Berlim.
Isso só prova o quão louca, fascinante, engenhosa, e ambiciosa a mente humana pode ser.


Fonte do trecho utilizado no texto: Deutsche Welle
Aliás, fica a dica, o Deutsche Welle é um excelente site da Alemanha, com páginas em português, para os admiradores da arte, cultura, história e língua alemã, assim como eu.


Ich muss schon gehen. Gute Nacht!
Até o próximo post.

1 comentários:

Camila Nardini disse...

Hehe...muito estranho murar em baixo de um cidade, mas em épocade guerra, deve ser um pouco mais seguro do que ficar no meio do bombardeio, se bem que pode cair tudo em cima da sua cabeça...então não sei o que é pior.