quinta-feira, 8 de maio de 2008

Já salvou o mundo hoje??

Hoje vou falar de um assunto que passou de alarmante a maçante. E sim, meus queridos vocês já ouviram e leram muitas coisas sobre isso. Talvez esse post vire algo como um desabafo ou uma reflexão (o que soa bem melhor).



Quando foi a primeira vez que você ouviu falar nos três R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar)?

Ou simplesmente reciclagem?

Deixe eu ver se adivinho, a muito tempo, né?

Bom isso já significa muita coisa, porém as pessoas mais conscientes e informadas também deixam a desejar, elas continuam apenas reclamando (e essa palavra não entra na regra dos três R’s) do lixo nas ruas, na ineficiência da coleta do lixo, no crescimento exacerbado do volume do lixo.

Claro que a vida moderna não trouxe só boas conseqüências, e claro que isso é no mínimo aceitável, difícil é aceitar a situação e não tomar iniciativas para que isso pare de destruir o planeta.

Algumas pessoas precisam sentir na pele, ou ver com seus próprios olhos, não vejamos ao que está na casa do brasileiro e ele se limita a poucas indignações.

A-M-A-Z-Ô-N-I-A sumiu. É e ela não volta tão cedo!

O Brasil por conta do desmatamento, queimadas, resumindo a extração ilegal de madeira, ou aberturas para pasto, fez o Brasil adquirir o 4ª lugar é os maiores emissores de CO2.

Você certamente pode ser perguntar: mas toda essa emissão de CO2 é ligada diretamente com os problemas na Amazônia ?

E sua resposta é afirmativa, estudos feitos pelo Green Peace revelam que ¾ dessa emissão é proveniente da Amazônia.

Hoje em dia pensa se basicamente em ser uma grande potência econômica, com alto grau de industrialização, e muitos não percebem que acabam excluindo a ecologia e a consciência ambiental. Pois se você almeja um futuro melhor não há razão para descuidar do que você já tem, e ainda se algo de grandioso valor.





Nos últimos tempos ouvi se falar de mil e umas formas de interromper a agressão ao planeta, como por exemplo:

A captura e armazenamento de CO2 é uma mera ilusão, que ajuda apenas como desculpa para o desenvolvimento dessa tecnologia para construir mais e mais usinas a carvão, grandes emissoras de dióxido de carbono.



"A tecnologia de captura e armazenamento de carvão é uma fraude", afirma Emily Rochon, autora do relatório e campaigner de clima e energia do Greenpeace Internacional. "É uma insanidade, quase uma negligência criminosa, trocar investimentos em energia limpa por uma tecnologia que ainda não foi comprovada. Governos e empresas precisam reduzir suas emissões, não procurar desculpas para continuar queimando carvão."Repleta de incertezas sobre sua praticidade e seu custo, a tecnologia de captura e armazenamento de carbono só deve ser tecnicamente possível a partir de 2030, se tanto. Até lá, no entanto, pouco será útil para combater as mudanças climáticas, que precisa de soluções imediatas, para os próximos anos. O consenso entre especialistas de clima é que as emissões globais de gases do efeito estufa têm que atingir um pico em 2015 e serem reduzidas pela metade em 2050.Investimentos fúteis nessa tecnologia ameaçam as iniciativas voltadas para energias renováveis e esforços de economia de energia. Mas a indústria de energia que continuar poluindo como sempre e não consegue enxergar o horizonte além do carvão.

Essas ultimas informações foram tiradas do proprio site do Green Peace (http://www.greenpeace.org.br/).

Isso leva a pensar que não teremos boas noticias e sim grandes desastres, e com o passar do tempo a destresa humana só diminuirá, e perdendo a nossa força acabaremos agindo como feras.

Se você acha que vale apena lutar por essa causa, entre no site do Green Peace (link abaixo), e entre na corrente (soou como teleton) a favor do desmatamento zero na Amazônia.

http://www.greenpeace.org.br/desmatamentozero/

Não esqueçam de deixar a sua opinião nos comentários...

Você já salvou o mundo hoje?
s2

1 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Caros Jovens de brilhantes mentes..o blog de vcs é fantástico de bom!

troquem idéias no meu novo blog:
www.cinemarodrigo.blogspot.com

E continuem salvando o mundo com suas reflexões. É isso aí abraço e parabéns...

Rodrigo