sexta-feira, 30 de maio de 2008

Criatividade em extinção! Será?

Ahahhh e aqui estou eu, nem tão firme nem forte mas estou aqui e disposta a postar!!!
Bom espero que todos tenham me perdoado pelo post passado.
Não sei se já comentei, mas meus posts não costumam ser baseados em textos e sim em minhas próprias idéias, portanto vamos lá!
Não sei se vocês são como eu em relação a esse assunto, mas eu freqüentemente penso sobre a criatividade humana, talvez até porquê a faculdade que eu resolvi cursar tem tudo a ver com ser criativo.
Mas então, sabe qual o meu maior problema? Eu fico imaginando se a criatividade humana não terá fim, tenho sérias preocupações com isso... Concerteza devem extistir pesquisas filosóficas bem malucas em relação a isso!
Cada vez que vejo um celular ou um carro mais revolucionário que um outro que já era inovador me vem essa pergunta na cabeça!
Eu, particularmente, acho que uma hora essa criatividade vai ter fim e isso me da uma angústia (coisas de louco).
"A criatividade identifica-se com a resolução de problemas não-triviais. Um problema não-trivial é aquele no qual não são óbvios, de início, nem a solução e nem os meios para alcançá-la (Kim, 1990)."
Procurei mais textos sobre o assunto, só que são realmente complexos e filosóficos.
Penso eu que as pessoas em suas vidas possuem um limite de criações e invenções, claro que em alguns esse limite vai bem mais longe do que em outros. Mas percebemos que no momento mundial em que estamos quando se pensa em criar alguma coisa, você roda, roda e cai em alguma coisa bem semelhantea uma já criada por alguém em alguma parte do globo.
Dificilmente conseguimos ver alguém criando realmente algo, o fato é que na verdade recriamos, baseados em coisas que já vimos antes.
Voltando aos celulares e carros, repare como todos os lançamentos seguem um certo padrão:
-Telas grandes e com resoluções fantásticas, com mais de 50 funções, tão revolucionários, que quase todos na mesma faixa de valor fazem a mesma coisa;
-Modelos com linhas curvilíneas e tudo arredondado, padrão de salões de automóveis internacionais!!!!
Talvez seja só eu a paranóica em relação à criatividade, ou talvez não...
BBBBBom espero que tenham uma boa e criativa semana e até mais!

3 comentários:

Jesielly Fernandes disse...

Sabe Gabi, eu tbm tenho uma grande preocupação com a possivel extinção da criatividade humana.
Eu sempre penso em quantos versos há no mundo,e que uma hora todas as rimas já existirão...
E ai o que fazer? Inventar palavras novas?

=/

Mas tenho esperanças que isso não aconteça jamais.

Thiago Dalleck disse...

Acho impossível acabar a criatividade humana. O ser humano está explorando novos planetas e mais pra frente descobrirá novas substâncias. Só pelo fato delas existirem, serão inventadas muitas outras coisas. E também existem as coisas inventadas para arrumar outras, então esse ciclo não acaba.

Lucas Pazin disse...

Criatividade é muito relativo. Você se basear em coisas do passado para criar ou modificar é ser criativo. Não existe fórmula, não há como acabar. Tento colocar na minha cabeça que existem todos os tipos de pessoas capazes de fazer todos os tipos de coisas, e isso sempre vai existir. Afinal, o que mais está se buscando e necessitando ao mundo é ser diferente em vários quesitos.