sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Brasil 2014, essa Copa é possível?


No dia 30 de outubro de 2007, a FIFA confirmou que a Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2014 vai ser no Brasil. A partir desse dia, começou-se então a questionar o que o Brasil deverá fazer para se adequar a todas as exigências da FIFA, e elas não são poucas e nem simples. O Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) avaliou durante 3 meses 29 estádios brasileiros e divulgou, no dia 27 de novembro de 2007, que apenas cinco estádios teriam condições de receber jogos da Copa, claro que com reformas e adaptações (Maracanã e Engenhão, RJ; Morumbi, SP; Arena da Baixada, PR e Mangueirão, PA). Outro dado importantíssimo desse levantamento foi que o Sinaenco considerou a Fonte Nova o pior estádio do Brasil, e dois dias antes da divulgação da pesquisa ocorreu a tragédia no estádio onde 8 pessoas morreram e outras ficaram feridas.

O Governo Federal falou recentemente que não pretende investir em estádios para a Copa e espera que esse investimento venha por parte da iniciativa privada. O Ministro dos Esportes, Orlando Silva, falou que o Governo irá concentrar a verba destinada a Copa em infra-estrutura, segurança, comunicação, hotelaria e outros setores que precisam de investimento para a Copa acontecer. É verdade, são muitas e muitas coisas que o Brasil precisa melhorar para fazer com que esse evento não se torne uma vergonha para o "País do Futebol".

Se você começa a pensar em tudo que deve fazer, pode achar que 6 anos é pouco para o Brasil conseguir, ainda mais conhecendo toda a burocracia e corrupção que assola e impede o crescimento do nosso País. Deverão ser construída novas vias de acesso aos estádios, criação ou ampliação de linhas de trens e metrôs, aeroportos, melhoria da segurança...

A favor ou contra? Apesar de tudo isso, eu sou a favor que essa Copa aconteça, mas com que se faça com dignidade. Ela trará investimentos ao País, criação de empregos, uma visibilidade internacional enorme, melhoria na qualidade de vida e crescimento da economia. O futebol pode trazer muitos benefícios, é só saber aproveitar essa oportunidade e começar o trabalho agora.

E você, é a favor ou contra? A corrupção, políticos ineficientes, a quantidade de problemas a serem resolvidos impedem essa Copa ou mesmo assim é possível? Não esqueça de deixar o comentário com sugestões e críticas. Eu volto segunda-feira, bom Carnaval a todos.

4 comentários:

Douglas Garcia disse...

É Lucas acho que o Brasil terá grandes dificuldades mas conseguirá sediar a Copa do Mundo de 2014 principalmente através do investimento de capital privado.
Aguardo essa copa ansiosamente já que terei a chance de ver o maior torneio de futebol do mundo acontecendo no meu país e pretendo ir a pelo menos um jogo.
Parabéns pelo post...

Amanda disse...

Sinceramente? Eu sou totalmente contra essa Copa do Mundo aqui.
Primeiro: o Brasil não tem, nem de longe, infra-estrutura necessária para isso.
Segundo: vai ser só mais um modo ridículo, que todos vão fingir não ver, para os nossos excelentes políticos desviar o nosso dinheiro.
Terceiro: Com tantas outras coisas importantes para o Brasil investir, como hospitais e transporte público, eles decidem dar uma forcinha para os estádios brasileiros, que vamos falar sério, precisam urgentemente de uma reforma.
E quem sabe o governo não faz um novo acordo com os traficantes do RJ, igual no PAN? Vai ser super!
Pode até parecer ceticismo, mas todos conhecem o Brasil tão bem quanto eu, e sabemos que todos dão um jeitinho tipicamente brasileiro pra conseguirem o que querem, seja o que for.
Mas enfim, tirando toda essa história de corrupção e Copa do Mundo, o Lucas escreveu um texto super bem escrito, então deixo aqui também meus parabéns. :)

Beijos.

Gabriela Anselmo disse...

Lucas parabens pelo post!!!
Esse assunto ainda me deixa intrigada: um eh a favor, outro eh contra, mas eu estou em cima do muro...
Agr jah tah feito, o acordo jah estah fechado, esperemos entaum para ver no q vai dar essa historia!!!
Agr, concerteza, eu vou estar (ou pelo menos tentarei) lah no estadio para torcer pelo nosso pais!!!
ehg isso ai gnt, q a copa traga mais beneficios do q prejuizos!!!
bjaummm

Anônimo disse...

Penso que qualquer investimento é bem vindo em nosso país, ainda que venha de um setor tão discriminado quanto o esporte, mas pode ter certeza que trará muitos benefícios em outras área sociais.
Parabéns pelo post.
Bjs.
Andrade