quinta-feira, 10 de julho de 2008

Velhice precoce?

Boa tarde...

Primeiramente, peço desculpas por estar postando no dia errado, de novo... xP, mas pelo menos estou postando, afinal não gosto de furar com os meus compromissos.

Agora vamos ao assunto do dia, essa geração de jovens que temos hoje.

Bem, eu estava pensando sobre isso há alguns dias, na verdade começou quando eu fui chamar meu irmão para jantar e vi o orkut dele. Vale lembrar que ele tem apenas 12 anos recém completos, e 80% dos amigos dele são da escola e da mesma classe que ele.

Mas o que temos nesse orkut de tão idiota??

É bem simples, ao observar os amigos e amigas dele fiquei meio chocada, principalmene com relação às meninas. Com apenas 12 anos elas já pensam em coisas que eu e muitas das minhas amigas só começamos a pensar perto dos 14. Se olhar as fotos delas, ninguém diz que elas têm 12 anos, e isso se confirma ao ver as comunidades. Uma delas tinha um print screen de uma conversa com o namorado no MSN, fazendo um juramento de nunca mais brigarem e etc...

Agora comparando comigo, eu sou uma completa idiota! Com 12 anos eu brincava de bonecas ainda (e se eu ver uma criança brincado de boneca eu vou me juntar a ela mesmo tendo 17!). Aposto que essas meninas não tiveram infância!

Mas aifnal, de quem é a culpa? Dos pais? Da sociedade? Da escola? De quem? É muito difícil dizer, pois eu acredito que seja uma mistura de tudo, os pais que não têm tempo para vigiar seus filhos, a mídia que impõe cada vez mais as regras da sociedade, e na escola todo mundo segue o mesmo padrão. Até mesmo o corpo dessas crianças se desenvolve mais rápido, então a mente tem que acompanhar, por isso temos essa situação.

Entretanto, eu também fiquei pensando no que eu faço, eu brincaria de boneca, casinha, qualquer coisa com uma criança, eu assisto desenhos, eu prefiro ver um filme da Disney no cinema do que muitas superproduções de Hollywood, eu escuto músicas de boybands, gosto de roupas rosa, choro por qualquer coisa...
Então eu me perguntei, elas fazem isso também? Será que elas têm vergonha de admitir? Ou simplesmente, essa fase não existe ou sequer existiu? É muito difícil dizer, pois meus pais me criaram de uma forma e criam os meus irmãos igualmente, e eu vejo neles muito de mim, eles não perderam esse lado infantil ainda, e isso me conforta em saber que eles estão aproveitando o máximo seu tempo de criança. Mas eu também penso nos meus filhos, se eu vou conseguir criá-los da forma que eu fui criada ou se eles vão ser como esses jovens de hoje.

E avaliando tudo isso eu cheguei a conclusão que o futuro do mundo está em mãos suspeitas, a maior parte dos jovens de hoje não ligam para nada, só pensam em diversão, sexo, e esquecem da vida, fazem dela apenas uma coisa sem sentido, perderam-se os sonhos, tudo pelo o que gerações passadas lutaram tanto está sendo deixado de lado. Ninguém mais lê, ninguém liga para o próximo, todo mundo fica apenas preso a uma rotina idiota de coisas idiotas a fazer.

Eu sei que tenho meus momentos infantis, mas eu tenho a minha cabeça no lugar e sei o que eu quero fazer da minha vida e o futuro que eu espero para os meus descendentes. Então quem está errado? Eu sou infantil demais ou eles que estão envelhecendo muito rápido?

Até mais

11 comentários:

Amanda disse...

"mas pelo menos estou postando, afinal não gosto de furar com os meu compromissos."

Isso foi uma (in)direta?
Espero que não!
SUAHSUAHUSASUHAHSUAHUSA

:*

Jesielly Fernandes disse...

Eu acredito que vale ser criança eternamente, claro que você tem que ser responsavel. Mas meoow, é muito bom ser criança.

*.*

Agora eu imagino, se hoje em dia eles tem 12 e agem como se tivessem 21... Como será quando eles tiverem 21?

Amanda disse...

Fora os de 61 que agem como se tivessem 20 e namoram pessoas de 18.

"O músico Ronnie Wood, 61, guitarrista dos Rolling Stones, abandonou a mulher, Jo Wood, com quem estava casado havia 23 anos, para viver com uma garçonete russa de 18 anos."


Acho feio. :B

Lucas Pazin disse...

Qual é pessoal, é o futuro, a evolução da espécie, o novo milênio, a nossa cultura sendo repaginada e a sociedade evoluindo!!! Viva!! Viva a ignorância!

Rídiculo. Espero que quando minha geração estiver no 'poder' não me decepcione como as que estão agora estão decepcionando e que essas que você se referiu irão decepcionar.

Excelente post.

Douglas Garcia disse...

Fazia tempo que eu não comentava aqui no blog mas a insistência do Lucas e o excelente post me fizeram voltar a comentar. Parabéns, Camila!!!

Como você mesmo disse acho que uma gama de fatores faz com que as crianças estejam assim. O problema é que a tendência é piorar. Os pais fora de casa, a mídia, a pressão da sociedade.

Mas enquanto houver jovens que passam por essa fase sem serem infectados por esse vírus a esperança continuará...

Thiago Dalleck disse...

Eu vejo a minha prima desse mesmo jeito. Tem 13 anos, mas desde os 12, quando começou com orkut, etc mudou completamente. Acho que outro fator importante pra esse crescimento precoce somos nós também. Tudo que meus primos mais velhos faziam, eu também queria fazer quando era pequeno. É a mesma coisa com essas crianças, eles não querem esperar pra ganhar um celular, conversar no msn, etc. Eu acredito que a última época de ouro em relação à infância foi a década de 90, e eu não acho que existirá um futuro muito bom com os mais novos. Aliás, até a nossa geração já está podre.

Amanda disse...

"We're the kids
We're the kids
We're the kids of the future"



:D

Lucas Pazin disse...

É algo lógico. É uma mudança de cultura que vai se moldando ao novo sistema global que se impõe e é imposto pela sociedade.

Aposto que na época que éramos jovens, existiam vários adultos que questionavam a nossa infância, que diziam 'na minha época, as crianças não eram assim e blá blá blá...'

O lamentável é que o caminho que a sociedade mundial resolveu seguir foi um dos piores possíveis.

Thiago Dalleck disse...

Crianças de 6 anos com celular eu acho o cúmulo. Talvez estamos fazendo a mesma coisa que nossos pais e avós faziam, reclamar das mudanças do "sistema". Mas eu acho que mudanças acontecem e não tem como parar essa continuidade, mas seria melhor se cada mudança fosse, pelo menos ao seu tempo, sua idade.

Lucas Pazin disse...

Mas afinal quem está preocupado com isso? As cinco pessoas que aqui comentaram mais a Camila que escreveu?

O Fantástico?

Um monte de gente sabe, mas não faz nada?

Todo o mundo?

Ou Ninguém?

Amanda disse...

Bem-vindo ao nosso mundo hipócrita! :)