quarta-feira, 30 de abril de 2008

Mulher não é porcelana!

Boa tarde, como o combinado, hoje vou falar do movimento feminista, e espero mostrar para alguns homens idiotas, que sexo inferior não existe!

  • Sociedades, como na Gália, na Germânia em alguns povos da América pré-Colombiana possuíam uma organização que não atribuia diferenças hierárquicas em função das diferenças de sexo. Nas últimas duas, inexistia uma distinção entre economia doméstica e economia social, as tarefas eram divididas independentemente do sexo da pessoa.
  • Durante a Idade Média as mulheres tinham acesso à grande parte das profissões, assim como o direito à propriedade. Também era comum assumirem a chefia da família quando se tornavam viúvas. Há também registros de mulheres que estudaram nas universidades da época, porém em número muito inferior aos homens.
  • A escritora francesa Christine de Pizan (1364 - 1430), autora do livro "A Cidade das Mulheres" onde defende que há igualdade por natureza entre os sexos, pode ser considerada uma das primeiras feministas por apresentar um discurso em favor da igualdade entre os sexos. Defendendo, por exemplo, uma educação idêntica à meninas e meninos.

Uau! Quem diria! As mulheres não sofriam tanto preconceito nesses períodos, mas por que sofrem agora?

Simples, vamos falar de história para explicar: Após a desestruturação dos feudos, o direito romano voltou a vigorar, e com isso, as mulheres voltaram ao seu velho posto de nada mais, nada a menos que dona de casa. Com essa volta, as mulheres perderam seus direitos de herança e propriedade, deixaram de ter acesso a cultura e ao trabalho.

Agora vamos falar do feminismo, começando com um pouco de sua história: O movimento feminista começou na Europa Ocidental, no século XVIII, após o Iluminismo, e teve pensadoras como Mary Wortley Montagu e a Marquesa de Condorcet, lutadoras da educação feminina. Durante a Revolução Francesa, as mulheres passaram a se aliar a partidos, já que eles precisavam de membros e elas de espaço, fazendo as movimentações feministas ficarem ligadas aos movimento políticos. Esse movimento foi crescendo e criando ideais, que visassem a igualdade entre homens e mulheres, por exemplo, direito ao voto, oportunidades de trabalho e direito a educação. E vemos até hoje essa luta, e também vemos homens que são contra esses ideais.

Eu posso dizer (não só por ser mulher) que todas nós odiamos quando ouvimos coisas do tipo "mulher não sabe dirigir", "lugar de mulher é no fogão" e outras expressõe machistas, que deterioram a capacidades feminina. Hoje, é muito comum ver mulheres que sustentam suas famílias, mulheres que são grandes profissionais, que trabalham em funções que todo mundo julga masculina, e desempenham um excelente trabalho. Então, por que as mulheres ainda são vistas como frágeis, delicadas e incapazes de fazer algo que não seja cuidar da casa e dos filhos?

Esse ponto de vista é totalmente inaceitável! Ganhar salários diferentes por ser de sexo diferente é ridículo! Ser apenas dona de casa, porque teve filhos é estupidez e muitos outros conceitos são idiotice! As mulheres não são de vidro, cristal, porcelana, cerâmica e nenhum outro material diferente que vai quebrar só de fazer um movimento mais pesado. Nós somos feitas de células, ossos, carne e tecidos, igualmente os homens, por isso, existe a luta feminista, para provar que podemos fazer de tudo tão bem ou melhor que os homens.

Aqui vão mais alguns dados, porém, esses são ruins, levando em cosideração toda essa luta:

  • As mulheres detêm apenas 1% da riqueza mundial, e ganham 10% das receitas mundiais, apesar de constituirem 49% da população.
  • Quando se considera a criação dos filhos e o trabalho doméstico, as mulheres trabalham mais do que os homens, quer no mundo industrializado, quer no mundo subdesenvolvido (20% a mais no mundo industrializado, 30% no resto do mundo).
  • As mulheres estão sub-representadas em todos os corpos legislativos mundiais. Em 1985 a Finlândia detinha a maior percentagem de mulheres na legislatura nacional, com aproximadamente 32% (cf. NORRIS, P.. Women's Legislative Participation in Western Europe, West European Politics). Atualmente, a Suécia tem o maior número, com 42%. A média mundial é apenas 9%.
  • Em média, mundialmente, as mulheres ganham 30% menos do que os homens, mesmo quando têm o mesmo emprego.

Viram o dado em negrito? Isso prova o que eu disse, mulher não quebra com o trabalho! É uma pena esse dado falar apenas dos deveres dométicos...

Espero ter mostrado não só a minha opinião, mas de quase todas as mulheres a respeito do preconceito em relação a mulher, e ter mudado o ponto de vista de algum homem que leia esse post.

Até mais, e revejam seus conceitos!

(Obs: Força Damaris, o 3ºA está com você!)

4 comentários:

Douglas Garcia disse...

Muito interessante a parte histórica desse post...Sempre vi o período da Idade Média como um dos mais machistas mas pelo jeito não foi bem assim...

Só que mesmo com esse fatos acho que nossos antepassados são os principais responsáveis por essa situação.

Quanto ao emprego, participação na sociedade é lógico que todos devem ser tratados da mesma forma. Caso votasse, com certeza teria votado na Heloísa Helena na última eleição.

Agora uma coisa que eu fiquei pensando se colocava ou não mas resolvi colocar é que , no meu conhecimento, o único setor em que os homens tem alguma vantagem, é em relação a parte física.

http://www.birafitness.com/recordes.htm

Esse site mostra alguns recordes mundiais e olímpicos para provar o que eu estou falando.

Mas que fique bem claro que na minha opinião isso não faz com que o homem seja melhor que a mulher, mas sim que algumas diferenças entre os dois devem ser respeitadas. Por isso que, na maioria dos esportes há a divisão entre masculino e feminino

Lucas Pazin disse...

Assim como existem os homens machistas, existem as mulheres que podemos dizer machistas, pois elas aceitam e impedem que essa visão sobre a mulher mude, afinal é um conceito basicamente cultural.

Essa discussão tem muito tempo... pelo pouco que conheço da bíblia(me corrijam se estiver errado), a mulher que há na história é Maria Madalena que foi dita por muito tempo, até hoje, como vulgar, até mesmo prostituta. Não estou questionando a história religiosa, só constatando.

Na minha opinião, a mulher é mais competitiva, rival e desunida entre as próprias mulheres, do que o homem em relação a outros homens. Mas isso é relativo, falo no geral, assim como o homem tem características que o desqualifica em algumas situações.

Concluindo, como todo preconceito, isso é tolo.

Gabriela Anselmo disse...

Falando de machismo, isso eh o meu post!!!
hehehehe
acho mt bom existir mulheres lutando por essa igualdade, mas como diz o lucas, qnd eh mt em excesso essaideia se torna machista, masnao vou me prolongar mt sobre isso agr!!
Q a Damaris se saia bem em sua cirurgia, ela sabe q pode contar conosco!!

Jesielly Fernandes disse...

Eu não quero ganhar 30% menos que um homem... poxa isso é no minimo frustrante.
Entretanto, eu agradeço a todas que me deram a oportunidade de escolher entre ser dona de casa ou ser qualquer coisa que eu quiser!

Temos tudo para neutralizar todos os preconceitos sofridos pela mulher. E termos nossos verdadeiros valores reconhecidos.

Afinal não somos peito e bunda.

;)

(ótimo post Camilaaa)