terça-feira, 3 de junho de 2008

Dia Mundial Sem Tabaco

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o diretor geral do Inca (Instituto Nacional de Câncer), Luiz Antonio Santini, lançaram nesta terça-feira (27), em Brasília, as novas imagens de advertências de embalagens de produtos com tabaco.

O lançamento ocorre por conta da proximidade do Dia Mundial Sem Tabaco, marcado para 31 de maio.
Entre as novas ilustrações, há um bebê morto dentro de um cinzeiro, uma cirurgia cardíaca, uma mãe e um filho assistindo à morte do pai e o cadáver de um fumante em uma mesa de necrotério.
As fotos e mensagens foram produzidas com base em um estudo sobre o grau de aversão que alcançam. As imagens foram co-elaboradas pelo Departamento de Artes & Design da PUC-Rio.
De acordo com o Inca, o Brasil foi o segundo país a adotar imagens de advertência como estratégia para diminuir a prevalência e evitar a experimentação do cigarro por jovens e adolescentes. Desde 2001, os fabricantes de produtos de tabaco são obrigados, por lei, a inserirem advertências sanitárias ilustradas com fotos.
A cada ano, o cigarro mata 200 mil pessoas no Brasil, segundo o Inca.

Você acredita que imagens tão apelativas fazem diminuir a vontade de fumar?

Não deixe de ver as fotos em:
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=28560

Fontes: Folha Online e IG Jovem

4 comentários:

Camila Nardini disse...

Creeedo!

Odeio cigarro! E todos os fumantes idiotas que defendem esse mau!

Acredito que seja corretissimo colocar imagens da realidade sobre o que acontece com quem fuma, e com toda a sinceridade do mundo, espero que as pessoas se conscientizem dos malefeitos do cigarro e largem essa droga, que mesmo sendo licita, faz mais mau do que um cigarro de maconha!

Lucas Pazin disse...

Achei as imagens fortes e como devem ser. Cigarro é uma forte droga. Alguns defendem a legalização da maconha com o argumento do cigarro de tabaco existir, acho errado e o contrário, deve-se proibir o cigarro.

Parabéns ao pessoal de design da PUC-Rio. Viva o design! hehe =D

Amanda disse...

Odeio cigarro, mas não odeio quem fuma.
Não acredito que a proibição acabaria com fumantes, assim como a maconha, só abriria as portas para mais um mercado ilegal.
Acho que as pessoas precisam acordar, só um câncer cura esse mau hábito de fumar. É uma pena, pois já sofri com isso e é extremamente doloroso e incurável ver alguem que você ama morrer aos poucos graças a um lixo.

Thiago Dalleck disse...

Muito boas as imagens, talvez causem alguma reação e de repente até faça pessoas mudarem de idéia quanto ao cigarro. Mas têm coisas muito mais importantes pra se fazer do que criar imagens apelativas, como o próprio preço do cigarro. O Brasil tem um dos preços mais baixos de cigarro; apesar de que aposto que tem gente que venderia o carro pra comprar cigarro. E também aumentar o preço de um produto tão popular iria "pesar" no bolso dos grandões lá de cima...