domingo, 6 de abril de 2008

"Mídia, que poder tu tens!!!"

Inspirado na grande frase de nosso amigo Lucas Pazin resolvi fazer um post sobre a influência que a mídia tem em nossas opiniões sobre assuntos diversos. É incrível como como um canal de televisão, por exemplo, pode moldar o pensamento público. Todos estão sujeitos a sofrer dessa influência e, provavelmente, eu mesmo sou influenciado em alguns assuntos sobre os quais posto aqui no blog.

Pra começar, vamos falar de assuntos já discutidos aqui no blog: a música e o enfoque em certas notícias. É incrível como todos os funks que fizeram sucesso nos dois últimos anos sempre estão no CD do "Caldeirão do Huck" e tocam durante o programa. E o enfoque da mídia em casos trágicos não é novidade. Dá muito mais audiência passar um caso como o da Isabella do que mostrar dados como os apresentados por nossa amiga Gabriela sobre o número de mortes de crianças no mundo.

E nessa questão está o grande problema da mídia brasileira: Se concentrar em um caso só que cause grande choque do que analisar um painel geral do que acontece. Um exemplo disso é a política onde são mostrados escândalos como o do mensalão mas não se vê uma reportagem mostrando um quadro atual da política brasileira e uma possível solução através de nosso voto. Outro exemplo do qual sou testemunha é o caso das arbitragens do futebol: comentaristas e mais comentaristas criticam várias arbitragens de vários jogos, mas nenhum vai analisar como é feito o treinamento de árbitros para saber o que se pode melhorar.

E o grande culpado de tudo isso não é a mídia em si até porque ela nem uma pesssoa é. A mídia é formada por pessoas e tem seu público formado por pessoas. O papel de quem está lá na televisão, rádio, sites, jornais e etc é chamar a atenção mesmo, fazer com que mais e mais pessoas leiam, assistam, acessem ou ouçam. Quem tem que mudar é a população que absorve tudo isso. Devemos mostrar que queremos uma mídia diferente através de escolhas melhores nos nossos meios de comunicação. Dar privilégio a quem faz um jornalismo de maneira séria e realista sem sensacionalismo. Se muitos consideram que um ser humano não vive sem ser influenciado pelo meio, que pelo menos esse meio seja bom, com muita informação e cultura útil.

Também não devemos deixar de lado toda a diversão. Existem alguns programas muito divertidos que não necessariamente nos trazem cultura útil mas que são muito engraçados e não devemos nos sentir culpados por assistí-los. Todo ser humano precisa de um pouco de entretenimento.

Poderia passar um dia inteiro citando exemplos de influência da mídia ou culpando vários meios de comunicação, como um certo canal de televisão (plim plim) por exemplo, mas acho melhor que cada um leia esse post e monte seu pensamento sobre esse assunto porque se não eu já estaria me incluindo no grupo dos influenciadores de ideiais. Aliás, você pode estar lendo tudo isso e achando uma baboseira. O espaço dos comentários é livre. Estamos aqui para debater opiniões.

Um bom fim de semana e até o próximo post.

2 comentários:

Lucas Pazin disse...

Depois dessa acho que vou virar um pensador, hahaha.

A mídia tem um poder absurdo no Brasil, muito grande mesmo, e em sua maioria é manipulando a classe baixa, a maioria no nosso país, quem tem como único meio de "cultura" a TV, é o povo pobre que decide as eleições no Brasil... Sem mais.

Amanda disse...

A televisão já faz parte da cultura brasileira, quem nunca viu a avó assistindo uma novela e ter que falar que o telefone que tocava era na TV? HSUAUSAUSHUA
Mas o programas de hoje em dia estão fazendo com que isso não seja mais tão bem visto.
Novelas onde grande parte das cenas são constituidas por sexo, violência e "fofoca" entre vizinhas.
Pior que isso só o sensacionalismo, que para algumas companias, é a causa do ibope.