quarta-feira, 16 de abril de 2008

A história e a faculdade

Boa noite.

Hoje vou falar das famosas cotas para negros, que levantam uma grande discussão. O que era para ser algo que redimisse a população branca diante dos sofrimentos vividos pelos escravos, tornou-se uma enorme forma de racismo, segundo algumas pessoas.

É claro que quem nasceu depois da assinatura da Lei Áurea (1888) não é culpado por crimes de seus antepassados, e os filhos de ex-escravos também não, por isso vem a pergunta: Por que, depois de tantos anos, estabelecer cotas para negros em faculdades?

Esse sistema pode nos dar muitas interpretações, como: Se você está particpando de uma competição de igual para igual, é obvio que, existir cotas que determinam sua vaga por causa de sua cor de pele é errado, pois deixa explícito uma opinião que os negros são menos capazes que brancos, japoneses, indios, e outras etnias.

Agora, seria justo pensar que um erro cometido a mais de 100 anos influencie na educação nacional? Não estou querendo dizer que negros não devem fazer faculdade, mas sim, questionar as autoridades se isso é relamente necessário, afinal nem todos os negros são pobres ou favelados, como são visualizados no geral.

Com isso, não seria mais prudente, que as cotas fossem reservadas para pessoas que realmente não têm condições de pagar uma faculdade, que não tiveram a oportunidade de ter um bom ensino, pois na visão geral, as escolas públicas, tirando as ETEs, FATECs e universidades, é muito ruim, mas não por falta de capacidade dos professores, e sim pela falta de cuidado do estado.

Quem já teve a oportunidade de entrar em uma escola púplica sabe do que eu estou falando, para quem nunca entrou, ai vão alguns exemplos de coisas que acontecem nessas escolas: alunos traficam drogas dentro da escola, as escolas não têm infra-estrutura para atender as nessecidades dos alunos, os próprios alunos, muitas vezes não tem a minima condição de comprar material, vários alunos estão na LA (liberdade assistida) e podem ser um risco para quem está la dentro, e a pior de todas, o total retrocesso e descaso com o futuro dos estudantes, a progressão continuada, que consiste em: se o aluno tem presença, ele passa de ano, não importa se ele tem nota ou capacidade para atingir a próxima série.

Agora vem a grande pergunta: De que é a culpa de muitos negros, pardos e mulatos, que sofrem preconceito a todo momento de sua vida dentro da sociedade, por sua cor e pelo fato de seus ancestrais terem sido marginalizados e muitos deles ainda viverem esse situação, de não terem o ensino adequado?

Pensem sobre o assunto, é algo que vale a pena refletir!

Até a próxima semana.

5 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Andei fuxando aqui... a cada leitura descubro o desabafo de jovens mentes inteligentes

Prazer, a todos Rodrigo Mendes!

Posso bater todo dia meu cartão aqui?

Douglas Garcia disse...

Essas cotas por etnia são uma besteira completa do governo brasileiro. Além de serem injustas, possuem um critério de aceitação muito ruim...Vi um caso em que dois irmãos gêmeos idênticos tentaram a vaga e apenas um conseguiu.

O correto deveria ser a existência de cotas por condição econômica.Esse sim é um citperio aceitável.

E Rodrigo, como membro do JM, agradeço se você bater o seu cartão aqui todo dia e comentar nos posts que te agradem!!!

Amanda disse...

Faço as palavras do Douglas as minhas!
Acho um absurdo as pessoas serem diferenciadas em um concurso, por exemplo, por causa da sua cor de pele.
Sou a favor de uma cota por condições econômicas.

Anônimo disse...

Com toda certeza eu acho completamente ridiculo e nao muito justo essas cotas por cor e raça .
Na minha opiniao seria o certo por renda .
Blog fofinho meu
e nao gostei da materia sobre o funk "ham" --'

beijo ;*
é a LUANA

Gabriela Anselmo disse...

bom gnt
jah discutimosss muuito sobre isso na sala
e vale a pena falar mais uma vez
tbm naum concordo e pronto
nao somos todos iguais??
entao tahh!!
e Rodrigo q bom q vc estah gostando do blog, fico mt feliz, ahh, e nao esquece q as postagens sao dia sim, dia nao, okay?!
bjaum a tds