domingo, 20 de abril de 2008

Dependência ou morte


2008, ano de eleição, e ano de analisar se o que está sendo feito pelos políticos eleitos está correto. Mesmo não sendo ano de eleição presidencial, resolvi postar sobre um projeto do Governo Lula que, mesmo com muitas críticas, permanece em pleno funcionamento: O Bolsa família e a sua "família"(Auxílio-gás, bolsa escola e etc). Esse projeto funciona no sistema de transferência condicional de renda onde a população de baixa renda recebe dinheiro diretamente e em contrapartida tem que manter as crianças na escola, por exemplo.

Aí vão alguns dados:

- Em 2006, mais de 11,1 milhões de famílias de todo o país, ou seja, cerca de 45 milhões de pessoas, receberam 8,2 bilhões de reais, o que corresponde a 0,4% do PIB brasileiro;
- O Bolsa Família é citado como sendo um dos responsáveis pela redução do índice de miséria no Brasil, que caiu 27,7% no primeiro mandato do Governo Lula;
- Representantes de países africanos mandaram representantes ao Brasil para conhecer o programa;
- Quase todos os países da América Latina têm programas parecidos;
- O Bolsa família aumentou o número de alunos na escola, mas não o desempenho destes;
- A reação das instituições multilaterias ao Bolsa Família tem sido, geralmente, de entusiasmo. O presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz disse em sua recente viagem ao Brasil que: "o Bolsa Familia já se tornou um modelo altamente elogiado de políticas sociais. Países, ao redor do mundo, estão aprendendo lições com a experiência brasileira e estão tentando reproduzir os mesmos resultados para suas populações;
- Muitos analistas e opositores do governo Lula vêem no programa apenas uma espécie de "bolsa eleitoral", que subornaria as camadas mais vulneráveis da população com transferências de dinheiro em troca de eleitores cativos, sem apresentar uma real proposta de erradicação da pobreza pelo trabalho e pela atividade econômica produtiva;
- Uma das críticas mais recorrentes mencionada no Brasil é uma possível criação de um estado de dependência que o Bolsa Família geraria entre a população beneficiada.

Depois desses dados, você leitor, pode analisá-los e formar sua opinião sobre o projeto mas o que venho discutir aqui não é exatamente sua eficácia e sim uma situação desagradável que sua criação nos impõe.


Deixando de lado todas as falcatruas que envolvem o recebimento do Bolsa família por famílias que não necessitam, é importante perceber que em alguns lugares do país famílias dependem do recebimento para poderem sobreviver.É um verdadeiro caso de dependência ou morte. Sem o dinheiro do governo, esses cidadãos não têm como sobreviver já que falta alimento, água tratada, emprego e o mais importante: oportunidade.

É inimaginável o governo atual conseguir mudar todo o quadro de desigualdade social que existe em nosso país. Quem sabe num futuro governo tenhamos essa esperança. Então, nesse ponto, eu concordo com a atitude do governo Lula: Damos dinheiros ao miseráveis para que eles possam ao menos sobreviver. Pode parecer meio cruel mas funciona assim. O quadro de famílias tendo mais filhos para receber mais dinheiro ou pais de família se acomodando sem trabalho são totalmente errados mas para alterar isso só uma grande mudança na estrutura social do país e como dito acima isso está longe de acontecer.

O que pode e deve ser feito por esse governo é uma severa fiscalização nas famílias para diminuir o número das que recebem sem necessidade. Mas parece que a situação está cômoda assim para os políticos.

É isso aí, Douglas Garcia deixando seu recado na espera do surgimento de um projeto que possa acabar com a desigualdade social nesse país. Se você tem conhecimento de algum bom projeto para isso, deixe nos comentários.

Bom domingo.

5 comentários:

Lucas Pazin disse...

Acho que todos são os anos para se analisar o que os políticos estão fazendo, e é isso que falta ao brasileiro, cobrar de forma consciente e não reclamar, o que é muito diferente.

A miséria e desigualdade são problemas difíceis de se resolver, programas como esse tem seu lado positivo, mas sempre existem os que querem se beneficiar de forma incorreta e os outros problemas que cercam o motivo do Bolsa Família. De qualquer forma, é uma sinalização de atitude.

Camila Nardini disse...

O fato de existir pessoas oportunistas e politicos acomodados tornam bons projetos (na minha opinião) um fiasco no Brasil. Se o projeto é tão bem visto ao redor do mundo, ele deve continuar, porém, com uma fiscalização maior, e penalizar as familias que recebem "ilicitamente" o benefício.

Criticar o governo é fácil, dificil é chegar lá e mudar todo o quadro socio-economico do país em 4 anos...

Leticia Pazin disse...

Uma situação como esta é complicada, já que, se não há o benefício para os mais carentes, não há meio de sobrevivência entre eles.
Cria-se uma dependência nas camadas mais podres e faz com que não se corra atrás e nem lute por algo melhor por parte destas pessoas.
É como dar o peixe para comer e não a rede para se pescar.
O programa é bom? Sim. Mas há ai suas desvantagens.
O governo deveria se esforçar por uma melhoria na própria educação pública brasileira, para ai sim dar uma formação digna para os jovens, e no futuro, estes serão capacitados a um bom emprego, e o restante é consequência!

;)

Jesielly Fernandes disse...

Nossa, ótimo post Douglas, e o assunto tbm não fica atrás.
Realmente, o bolsa familia e tantas bolsas por ai, ajudam apenas na diminuição dos mortos pela miseria. Com certeza a luta pelo pão de cada dia faz com que o brasileiro se torne "surrateiros"
e cometa alguns delitos.
Esse situação é complicada (no minimo)...
=/

Amanda disse...

O programa, bolsa família, em si é ótimo, porque visa ajudar quem precisa, tanto que a Hilary apoiou, reconhecimento internacional não é fácil, ainda mais dos USA. Mas brasileiro é um povo folgado, a real solução seria dar empregos ou oportunidade de estudos para quem não tem.
Ou poderia ser a base de trocas, a pessoa estuda, o governo entrega o auxilio. Nessa base sempre funciona, porque a pessoa precisará do auxilio.