quinta-feira, 10 de abril de 2008

China sinônimo de progresso?

Olá, nem preciso comentar o quanto é bom estar por aqui de novo. Andei pensando em milhares de temas para escrever, foi quando eu estava vendo os primeiro posts e encontrei um sobre as olimpíadas de Pequim.

Sem desmerecer o grande esforço chinês para sediar as olimpíadas, mas não sei se vocês já perceberam o que realmente acontece por de trás da grandiosa competência chinesa, e impressionismo.

Existe uma lista de objetos proibidos nas dependências olímpicas. Isso significa que os atletas não são autorizados de portar câmeras de vídeos ( não sei se é só eu, mas o que eu mais vejo são os atletas com câmeras nas mãos, afinal quem não registraria uma momento como esse?), continuando com a lista, a bíblia é um dos itens proibidos, sim acreditem se quiserem mas é a mais pura verdade. O jornalista de informou isso conta que isso é para os comunistas chineses uma “razão de segurança”, para fugir das críticas, Pequim embaralhou os termos da proibição. Para isso foi ajudado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) o qual interpretou o regulamento da competição de modo a justificar os tiranos ateus. No Congresso americano, o deputado Thaddeus McCotter disse se tratar de mais um jogo da propaganda comunista.

Então não nos deixemos levar pela mídia que nos faz acreditar que a ditadura instalada na China trás harmonia e progresso. Lá o governo controla tudo, desde o que passa na televisão aos sites que circulam na Internet, sim sim, imagine que por lá o Google, blogs e outros são considerados zonas subversivas.

“…Wei Wenhua, cidadão chinês que no dia 7 de janeiro foi espancado até a morte por membros da Chengguan, espécie de polícia governamental conhecida por sua violência desmedida na repressão de delitos como comércio ilegal nas ruas da China. Qual foi o “crime” cometido por Wenhua? Ele estava filmando, com seu celular, imagens de um conflito entre a polícia e manifestantes que tentavam impedir que caminhões da prefeitura jogassem lixo perto de suas casas. Os “chengguan” notaram sua presença e espancaram-no por mais de cinco minutos. Wenhua morreu a caminho do hospital, aos 41 anos de idade.”

Alexandre Inagaki

Dá para ter uma idéia do tipo de governo que se fortalece em pleno século XXI, onde é um lugar com alto nível de tradicionalismo, e cegado pelo mesmo.

Quem quiser saber mais sobre a China e seu estilo de vida, entre no site:
http://chinaview.wordpress.com/ (em inglês)

Não esqueça de comentar, até mais.

Beijos

2 comentários:

Douglas Garcia disse...

A China tem um grande potencial econômico e pode, em pouco tempo, se tornar a maior potência mundial mas para isso é necessário que eles entendam que o Comunismo deles é muito equivocado, comunismo não é sinônimo de repressão a população.

Depois de ultrapassados esses obstáculos antiquados, se eles forem ultrapassados, teremos o sucessor dos Estado Unidos.

Lucas Pazin disse...

É meio utópico ver um país que se diz comunista extremamente ditador e prestes a se tornar uma das maiores potências mundiais, se não a maior, no mundo capitalista.

Isso me faz ter mais certeza ainda que devemos repensar em alguns conceitos e que a humanindade é extremamente contraditória.