sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Torcidas Organizadas

Quando se fala em torcidas organizadas no futebol sempre haverá opiniões opostas, cada uma com suas razões. O fato é que elas vêm crescendo e adquirindo maior espaço nas arquibancadas, em contra partida, a violência entre as torcidas nunca foi tão clara. Há duas visões básicas de se ver as organizadas...

Uma delas é a que a maioria dos torcedores comuns e a imprensa costumam dizer: nelas só existem 'marginais' e pessoas dispostas a causar baderna e violência, utilizando o pretexto de estar torcendo por um time de futebol. Alguns jornalistas afirmam que muitos que participam de torcidas organizadas vêem nela uma chance de participar de um grupo na sociedade e se afirmar, conquistando espaço e respeito. Existe também pelo fato de estarem ali para ter um fácil acesso às drogas.

A reputação dessas torcidas não é boa, ela se agravou principalmente dos anos 90 pra cá, quando uma série de brigas e mortes começaram a se intensificar e por incrível que pareça, elas começaram a ter mais membros, apesar da violência que as rotulam.

Outra visão possível é que existe um forte preconceito em relação às pessoas que fazem parte desse grupo, quando se diz que todos envolvidos são bandidos e pessoas má intencionadas. Os principais membros das torcidas fazem questão de dizer que não fazem mal a sociedade e que muitos usam o nome da torcida para camuflar um crime feito por uma pessoa que não tem ligação direta com a organizada. O que os motiva é o amor ao clube e a própria torcida, que fazem encarar sol e chuva e sempre estarem nos estádios, em qualquer lugar, cantando e incentivando o seu time.

Que existe os maus elementos, isso existe, mas o que permite eles continuarem matando os rivais e inimigos é a impunidade e falta de atitude dos órgãos públicos, especialmente a polícia, que costuma dar borrachadas em qualquer um, sem procurar o verdadeiro "ovo podre" no ninho. Quando uma pessoa mata outra nas estações de trem ou metrô, por exemplo, há quilômetros de distância de estádio, isso não passa a ser um problema do futebol ou das organizadas, seria mais um crime comum como tantos outros, diferenciado apenas por estar supostamente ligado a uma torcida ou time.

Isso seria uma discussão que levaria posts e mais posts, mas tentei me abreviar somente neste, para poder tratar de outros assuntos. Por isso, quero deixar pra você que leu até aqui a reflexão e pensamento a respeito das torcidas organizadas, exponha sua opinião nos comentários ou mande-a no e-mail do blog, que com certeza irei ver e opinar sobre. Obrigado.

12 comentários:

Douglas Garcia disse...

Como torcedor do Palmeiras tenho muita vontade de participar da Mancha Alvi-Verde e ir para vários jogos pulando junto com a torcida organizada e espero que ações da polícia e de outros órgãos públicos façam desaparecer esses marginais que sujam o nome das organizadas...
Assim eu e muitos outros poderão se unir a esses torcedores fanáticos sem brigas e sem drogas.

Lucas Pazin disse...

Douglas, obrigado por ler e comentar a matéria. Esse processo vai ser longo e demorado, pois trata também de uma reeducação da sociedade quanto as torcidas organizadas. É difícil ver uma mãe que não fica com o coração apertado quando o filho(a) vai a um jogo de futebol, ainda mais em uma torcida organizada.

GaBi SaLeS disse...

Bom, pode parecer preconceito ou esteriotipo, mas qnd eu vejo varias pessoas do corinthians opu qlqr outro time gritando e correndo com uns pedacos de pau no metro, e os pooliciais atras, sim, eu morro d medo!!
e realmente seria bom se nao sujassem o nome dos times por sua torcida, q deveria ser o seu maior orgulho!!
bjuzzz gnt!!

Mandy disse...

"Que existe os maus elementos, isso existe, mas o que permite eles continuarem matando os rivais e inimigos é a impunidade e falta de atitude dos órgãos públicos..."

Espero que com esse trecho, as pessoas entendam que nem todos da Gaviões da Fiel são "ovos pobres".
Claro que tem aqueles cidadões sem respeito nenhum pelas pessoas mas não é só nessa questão de "Torcida Organizada".
Ultimamente a NOSSA SOCIEDADE não tem mais respeito por NADA...

Mandy disse...

P.s: desculpa o atraso nos comentários do blog, minha internet não estava muito boa essa semana.

Lucas Pazin disse...

O medo, o preconceito, o esteriótipo todos existem. Mas nas torcidas também têm pessoas trabalhadoras e honesta e não se pode crucificar toda um classe por erros cometidos por alguns. A grande questão é como acabar com as pessoas de má indole infiltradas e camufladas nas organizadas, e isso é um problema do governo com a sociedade.

Gabi e Amanda, obrigado pela opinião sobre o assunto do meu post. ;D

jonatas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jonatas disse...

Meu nome é jonatas tenho 18 anos, entrei para a torcida tricolor independente do São paulo aos 16 anos de idade, com a intenção de apoiar o meu time onde quer que ele fosse comprei roupas e tal...passando algum tempo ja tinha varias experiências de torcida como brigas, roubo e ruobo de roupas, dai começei a ver que a torcida era realmente aquilo que se passava em muitas enquetes de violência...fico muito triste pois continuo menbro mais toda vez que eu vou assistir o meu time vou com o coração na mão e isso é motivo de gozação para os outros membros que estimulão essa violência.

Estrela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Estrela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Estrela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Estrela disse...

Estava procurando coisas no google e achei esse blog.. Muito interessante pois eu já estive no meio de torcida organizade e sofri muito.. Começei como toda pessoa que gosta de jogo e é apaixonada pelo time.Eu era "inocente" das coisas de torcida antes de começar a fazer parte dela,achava que tudo oque falavam era preconceito,que assim como em torcida tinha "marginais,vandalos e bandidos" no meio de tantas Outras coisas aceitáveis pela sociedade tb tinha e ainda pior..Eu começei tinha 17 anos,sempre fui aos jogos do galo (Atlético Mineiro ) Até que começei a conhecer mebros da T.O que quando vi já tava envolvida frequentando a sede da torcida e tudo mais.. Só que como eu sempre fui uma garota de Princípios,e minha familia sempre me mostrou o lado bom e o lado ruin da vida, eu era na época,uma menina meio "revoltadinha e folgada" pq nessa idade tem a famosa modinha de querer impor respeito.. Mostrar que "não da mole pra ninguém" eu começei a ver que aquilo que eu estava vivendo não era pra mim.. Mais mesmo assim eu não conseguia sair e tal..Mesmo não concordando com muita coisa.Eu costumo dizer que T.O é igual droga,vc nunca acha que ta viciado ! E eu não achava que era mebroo mebroo mesmo.. deverdade que eu pensava que nada aconteceria comigo,que eu não era importante....Até que teve que acontecer algo muito ruin em minha vida,provacado por eu estar participando de uma torcida organizada.. Pra eu pode sai de vez disso.. Mais não foi uma saida Triunfaal né.. rsrsr acho que ninguém consegue sair de Torcida Organizada mto feliz não,são raros os casos que saem por livre e expontânia vontade.. Normalmente é Por livre eexpontânea tragédia.. huahuahuahua Seria comico se não fosse trágico ! =/ Mais pelo "pouco" mais sendo muito né,oque eu vivi em T.O eu sei que tem um lado bom,que é vc vibrar... acompanhar o seu time e tal.. E na torcida Organizada,tem aquele negócio todo de ação social,que vc ajuda os necessitados e tal. Mais o lado bom não consegue superar o lado ruin,acho que é sim uma ipocrizia,de quem um dia ajuda, e no outro dia ta batendo no rival e nem querendo saber se tem inocente perto.. Eles tem a torcida como uma ideologia de vida.. É MATAR E MORRER PELA TORCIDA.. e se não é torcida aliada,sai de baixo ! Vc não pode nem olhar,senão é punido.. E oque mais me duia sabe,era que un dos membros da torcida mais conhecidos,tinham contato com a torcida rival,tipo namorava um aqui.. namora uma lá..e tal..agindo como se nada tivesse acontecido,e os tdos acreditando nesse conto de fadas..E AI DE ALGUÉM TER CONTATO COM A TORCIDA RIVAL HEIN ! nuu,sai de perto..Pra mim é uma ideologia de vida ridícula.. Que fala de respeito mais não tem respeito por ninguém,fazem o mundo deles sem pensar nos outros ! pra mim O LEMA É A IPOCRIZIA !E isso é triste. Hje eu tenho 18 anos,mais eu creio que eu mudei pq encontrei Jesus,sabe minha vida mudou completamente.. Tem gente que nem acredita que sou eu ! rs !
Hje eu sei que Deus tb permitiu isso em minha vida para que eu conhecesse a verdade e hoje a verdade me libertou...
Não vou negar que fiz amigos,e alguns,bem poucos mesmo deles hoje são essenciais na minha vida..
E é claro gente,que tem muita gente trabalhadora que veste a camiza da torcida que vai ao estádio de futibol e fica na torcida,mais não sabe de nada que acontece lá dentro mesmo,não é involvido com essas coisas..
Mas infelismente a minha opinião é de que as torcidas organizadas devem acabar..Ou devemos ter uma atenção e fiscalização triplicada da Justiça para as coisas ruins acabarem,ou diminuirem né !
e TEMOS QUE ORAR E PEDIR MUITO A DEUS,NÃO SÓ PELA TORCIDA ORGANIZADA,MAIS TAMBÉM PELA VIOLÊNCIA,CORRUPÇÃO E ETC.. NO NOSSO BRASIL E NO MUNDO,QUE DEUS POSSA AJUDAR-NOS E COLOCAR NO CONTROLE PESSOAS JUSTAS E TEMENTES A DEUS..
Se quizerem saber um pouco mais do meu testemunho me adc no msn saahduque@hotmail.com
Que Jesus abençoe todos vocês ! =)