segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Joanna Maranhão

Peço licença e desculpas à aqueles que queriam informações, números e outras coisas interessantes relacionadas ao esporte neste post. Mas faço essa exceção por um motivo muito plausível, não deixarei de falar sobre o "esporte", quero citar aqui a notícia que foi veiculada dias atrás em que Joanna Maranhão declarou que foi abusada sexualmente quando tinha nove anos pelo treinador da época.

Primeiro que isso é um ABSURDO imenso, onde já se viu molestar uma menina, com nove anos, se aproveitando da situação de treinador? Uma pessoa assim tem problemas sérios e uma alma bem reduzida para fazer tal maldade. Segundo que isso afeta a pessoa durante toda sua vida. Joanna conseguiu superar e falar abertamente do caso só agora e revelou que os abusos aconteciam no clube, na piscina.

"A verdadeira história é que na infância fui molestada pelo meu técnico. Mas a mente tem um poder incrível e durante todos esses anos eu tentei convencer a mim mesma que nada daquilo tinha acontecido, que tinha sido fruto da minha imaginação. Mas como uma onda muito forte, dez anos depois eu fui tomando consciência de tudo que eu tinha sofrido. Foi muito doloroso, foi um processo lento. Freqüentei psiquiatra e psicólogo, porque eu precisava colocar aquilo tudo para fora. Durante esse processo, tudo na minha vida sofreu as conseqüências e com a natação não poderia ter sido diferente."

Essas palavras da atleta doem em nós de uma forma, que penso se esse homem não tem filhas ou filhos, se não se arrepende ou como teve a capacidade de fazer isso. O nome do acusado é Eugênio Miranda, e apareceu outra menina em Pernambuco que não quis revelar o nome dizendo que também sofreu abusos durante um ano, na mesma época. A mãe de Joanna disse que tem como provar que foi Eugênio que cometeu os abusos, porque ele nega veemente.

Durante as várias entrevistas que Joanna deu a mídia, ela revelou que um dos fatores contribuinte para o caso dramático na sua vida foi a pouca importância que seus pais davam a ela, devido trabalharem muito e cuidarem da casa. Isso serve de alerta para todos os pais do Brasil para um crime que destrói a pessoa, inclusive quando a abusada é criança. O esporte pode trazer muitos benefícios, mas tenho certeza que em algum lugar do Brasil e do mundo esse caso deve estar se repetindo, infelizmente.

As crianças são o futuro desse mundo que está sendo destruído, se uma pessoa é capaz de fazer isso com uma criança, as minhas esperanças em relação a boa parte da humanidade estão extremamente baixas. Que os meus sentimentos de atitude, mudança e indignação estejam na mente de várias outras pessoas para que o mundo mude, e tenho certeza, convicta, que o esporte pode ajudar a pessoas se recuperarem de traumas e terem uma vida mais digna.

Obrigado, até sexta-feira.

3 comentários:

Amanda disse...

"As crianças são o futuro desse mundo que está sendo destruído, se uma pessoa é capaz de fazer isso com uma criança, as minhas esperanças em relação a boa parte da humanidade estão extremamente baixas."

Somos 2.
Mas infelizmente existem pessoas assim em todo lugar.
Assisto Law and Order SVU a bastante tempo, e mesmo sabendo que não passa de ficção, tenho certeza que retrata, com todas as palvras, a realidade de muita gente.
Por isso eu sou a favor de pena de morte.
Não sou Deus pra julgar quem deve viver ou morrer, mas na minha concepção, uma pessoa dessa não merece o "dom" da vida.

Bem legal o post, sempre é bom diferenciar.
Beijo

Rafael Yukio.. disse...

Super fantastico amigo
que bom estar contigo no nosso balão...

Souuu felizzzz
por isso estouuu aaaquiii
Tambem quero viajar nesse balaaaaão

Super fantastico
O balão magico
O mundo fica bem mais divertido!

Rafael Yukio.. disse...

Temos que agradecer a deus por nunca termos sidos molestados ate hoje.

Dom da vida???
Que issu??