terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Ser ou não ser?


Oi, eu sou a Jesy e estarei falando sobre assuntos que envolvem vestibular e faculdades. Quando pensei qual seria o assunto do meu primeiro, logo me vieram as minhas próprias dúvidas sobre o vestibular, e o quanto é difícil optar e achar a carreira certa.
Quando a intenção é estudar o grande desejo é o sucesso na carreira profissional, disso deriva grandes questões. São poucos os que nunca tiveram uma dúvida, ou que nunca pararam e pensaram “É isso mesmo que eu quero?”. Há aproximadamente 130 cursos oferecidos por 900 faculdades, resultado: opção é o que não falta. Aproximadamente 5 entre 100 vestibulandos de primeira viajem tem certeza do que querem, outros poucos tem uma pequena noção. Isso gera grandes desistências que são constantes em todos os cursos, a maioria desiste durante o próprio ou até mesmo depois de iniciar a vida profissional.
Um em cada três alunos escolhe direito, medicina, odontologia ou engenharia, uma parte por que quer, outra parte porque acha que deveria querer. É fácil entender por que os alunos ficam em dúvida, pois, escolher significa posicionar-se entre duas ou mais possibilidades que são igualmente atraentes.
Com certeza o que vale para fazer a escolha certa é se aprofundar em cada detalhe da(s) profissão(ões) que você se interessa. Antes de escolher uma profissão é bom sempre ouvir a opinião dos pais, para saber o que eles acham de suas próprias profissões ou da sua escolha. É um erro ceder às pressões de familiares.
No Brasil a escolha profissional é feita muito cedo em comparação com os outros países, por volta dos 17 e 18 anos. Há quem argumente que em função disso, nós estaríamos mais sujeitos às inseguranças do que os de outros países. Se pudéssemos escolher mais tarde a profissão, nós jovens poderíamos ter um grau de segurança maior em torno do que planejam para nossas vidas. Na hora da decisão, o grande medo é errar. É descobrir mais tarde que a carreira escolhida não era a mais apropriada, que poderia ter feito outra coisa qualquer.
Se tiver problemas maiores com a escolha de sua profissão vale a pena procurar uma ajuda especializada e fazer um teste vocacional. Lembre se que muitas pessoas chegam no final do terceiro sem uma idéia formada para o que fazer no futuro, o fato de se esperar mais algum tempo não significa que você nunca irá encontrar a profissão desejada. Aproveite esse tempo para estudar ou fazer cursos, o que contará no seu currículo. O importante é não perder tempo.

6 comentários:

Lucas Pazin disse...

Ji,

O texto ficou muito bom, não podia se referir de outra maneira no primeiro post, parabéns!
Eu acho que essa questão que você levantou ainda vai se estender por muito tempo, por causa do grande dilema de começar a faculdade logo que termina o ensino médio para ganhar tempo e "sair na frente" dos outros, ou então esperar mais um pouco e adquirir maturidade e ter certeza do que será para o "resto da vida".

Beijão.

Anônimo disse...

Jesy... parabéns pelo texto, dude...ta muito legal e com certeza MUITOS jovens ainda se encontram nesse dilema de "o que fazer".
Acho cursos importantíssimos, as vezes as pessoas estão fazendo um curso que elas nunca se imaginariam fazendo e de repente elas acabam gostando e seguindo a carreira de...
Mas como vc disse, o importante é não perder tempo. :D
2008 é o ano dos estudos. Boa sorte para nós. HAHAHA ._.
Então é isso. parabéns de novo; ;)
Beijos

Gabriela Anselmo disse...

estudar, estudar, estudar...
sabendo ou naum o que quer ser jah tah na hr de estudar, e ser firme nos estudos, pq qlqr q seja a profissao q escolhermos conceteza sempre tera alguem melhor querendo roubar nosso lugar, por isso naumse pode fraquejar nessa hr, vestibular naum eh brincadeira...

Rafael Yukio.. disse...

Muito bom Jesy!!!

O ultimo paragrafo é muito importante, e eu tento seguir isso firmemente xD
Curso de violão tambem conta no curriculo neh??
HAUhUAHuHAUhUAhuu
E taiko????
Brincadeiraaa

Tomara que seus posts ajudem as pessoas indecisas sobre o que fazer na facu, assim como eu talvez (?) ^^

Beijos Jesy!!!

[Leite na mente// force elite]

Douglas Garcia disse...

Parabéns Jesy, seu post ficou muito bom, acho q no decorrer do ano vc vai poder ajudar muitas pessoas como nós que estão no ano em que vão prestar vestibular...
Bjo

Anônimo disse...

Olá Jesy!!

Concordo com o seu texto. Muitos alunos ficam perdidos na hora de escolher um caminho profissional, mas uma coisa é certa, quando você escolher determinada profissão, execute-a com muito AMOR, porque só assim você se sentirá totalmente realizado(a).
Atualmente, o mercado de trabalho procura profissionais que tenham uma boa base teórica, mas também que estejam cheios de idéias criativas, que sejam bastante atualizados e que nunca diga , "eu já sei tudo"!
É difícil, mas não impossível.


Parabéns!!
Bjos