quarta-feira, 11 de junho de 2008

Amor e namorados


Se me foi negado o amor, por que,
então, amanhece; por que sussurra
o vento do sul entre as folhas recém nascidas?
Se me foi negado o amor, por que,
então, a meia noite entristece,
com nostálgico silêncio, as estrelas?
E por que este tolo coração continua,
esperançoso e louco, espreitando o mar infinito?

(Rabindranath Tagore)

Olá!
Bem, já se pode ver que o meu post vai ser bem romântico hoje. Eu iria postar sobre um assunto mas acabei decidindo postar algo em comemoração ao dia dos namorados. Na verdade, fiquei com medo de apanhar amanhã, pois o post seria sobre futebol, então mudei de idéia, pois gosto muito estar a salvo!

“Bateu o Amor à porta da Loucura:
Deixa-me entrar, pediu, sou teu irmão,
Só tu me limparás da lama escura
A que me conduziu minha paixão!
A loucura desdenha em recebê-lo
Sabendo quanto amor vive de engano
Mas estarrece de surpresa ao vê-lo,
Assim, de humano que era, tão desumano”.
(Carlos Drummond de Andrade)

Começando com a história do dia dos namorados. Na verdade, na maior parte dos paises do mundo ele é comemorado no dia 14 de fevereiro, e é conhecido como dia de São Valentim. Agora, vejam a historia de São Valentim:

Durante o governo do imperador Caldeus II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Caldeu acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 170 d.C.

Aqui no Brasil, o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho porque é véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. O dia dos namorados uma data comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, quando é comum a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons em formato de coração.


Mas, afinal, o que é o amor?
Nooosssaaaa!!!!! Que pergunta difícil....
Tecnicamente, O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.

Estilos de Amor

Susan Hendrik e Clyde Hendrick desenvolveram uma Escala de Atitudes Amorosas baseados na teoria de Alan John Lee, teoria chamada Estilos de amor. Lee identificou seis tipos básicos em sua teoria. Nestes tipos as pessoas usam em suas relações interpessoais:
Eros (amor) - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física
Psiquê - um amor espiritual, baseado na alma e nos sentimentos eternos
Ludus - o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão
Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade
Pragma - pragmática amor, amor que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora.
Mania - amor altamente emocional; instável; o estereótipo de amor romântico
Agape - amor altruísta; espiritual

Nossa...esse assunto tem tantas coisas a serem ditas, que eu faria um texto enorme, por isso, dêem uma olha nessa página, ela é grande e minha fonte de pesquisa, mas tem muitas coisas interessantes sobre o amor.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amor

Agora para finalizar, um outro poeminha romântico:

SONETO DA FIDELIDADE

De tudo, meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor ( que tive ) :
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

(Vinicius de morais)

Feliz dia dos namorados!
Até a próxima semana.
Bjs

0 comentários: