domingo, 10 de fevereiro de 2008

Cartões corporativos: Você entendeu???

Provavelmente essa semana você deve ter visto em jornais ou na internet algumas notícias sobre o uso indevido de cartões corporativos por membros do governo.Mas, afinal, o que são esses cartões corporativos?Aqui vai uma explicação.Eu entendi, espero que vocês também entendam.

Autorizados desde 1995, os cartões corporativos do governo federal foram instituídos em 2001, ainda na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e entraram em funcionamento no primeiro ano da administração Lula. O objetivo era dar mais transparência e eficiência aos gastos em substituição às contas "tipo B", pelas quais o servidor recebia dinheiro e depois comprovava os gastos. O objetivo é que os cartões fossem usados para gastos emergenciais e essenciais.

Desde a utilização do cartão, no entanto, tem se visto desvio de funções nesse uso. Há denúncias de que esse meio de pagamento foi utilizado até em sex-shop e para compra de bebidas alcoólicas. No extrato dos cartões do ano de 2007 verificou-se gastos fora dos padrões. Os ministros Matilde Ribeiro (Igualdade Racial), Orlando Silva (Esportes) e Altemir Gregolin (Pesca) estão sob investigação da Controladoria Geral da União (CGU) com suspeita de uso ilegal do cartão para compras em free-shop, tapiocaria e cervejarias.

O Tribunal de Contas da União já verificou que algumas das empresas listadas tinham CNPJ falso e algumas notas fiscais registravam valores adulterados. Foram encontradas ainda irregularidades no pagamento de diárias, como gastos com pessoas que não estavam em comitiva oficial e em dias que o servidor sequer estava hospedado.

Resumindo a situação: Recursos vindos da população arrecadadados através de impostos e que deveriam ser usados em prol da população são usados para despesas pessoais ou depositados em contas de políticos.Nossa, isso não me é estranho?!E você, já ouviu falar num absurdo desses?É, nesses casos a ironia ajuda a diminuir a raiva com o que acontece.Solte seu veneno nos comentários também.

O caso começa a ganhar repercussão no Congresso. O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) está em contato com os colegas para coletar assinaturas para uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o tema.Tem gente já pulando fora do barco antes que ele afunde.Espero que isso não impeça essas pessoas de serem investigadas também.

Os extratos dos gastos com cartões corporativos estão disponíveis no Portal da Transparência do governo federal com livre acesso para todos os cidadãos. O endereço é www.portaldatransparencia.gov.br

Deixe nos comentários sua opinião sobre mais esse descaso e caso tenha, mais informações para nos ajudar a ampliar o conhecimento de nossos leitores.

Um salve a todos e até quinta.

3 comentários:

Rafael Yukio.. disse...

Pois eh...

Musiquinha para eles:
"Filho da puta!
Bandido! Corrupto! Ladrão!" Vossa excelencia - Titãs.

Mas fazer o que né, quem colocou esse cara no poder foi o proprio povo.

Suba Douglas!
Abraço!

Lucas Pazin disse...

Os cara querem criar CPI mas só na gestão Lula, na do FHC não... aí o governo quer investigar o governo anterior... é muita disputa de ego e poder lá no congresso, nem estão preocupados no que é justo e melhor.

Mas a culpa é da população... BRASILEIRO É BURRO, E MUITO!! Dá vontade de colocar em prática o Clube dos Anjos viu...

Quem sabe, no futuro, vocês não vêem nos noticiários, se a coisa continuar assim...

Parabéns pelo post cara, muito bom assunto, escolhido muito bem... faloww.

[SUCESSO JM]

Amanda disse...

Brasil, meu Brasil brasileiro.
Ah, que situação, hein?
Eu já tinha assistido uma reportagem sobre esse mesmo assunto em algum jornal de televisão.
Sinceramente, nem tenho mais o que falar, chega ao ponto da gente, pelo menos eu, ficar farta do próprio país.
A população brasileira está tão acostumada com crimes, desigualdade, políticos ladrões, corrupção em todos os setores possíveis, que já até é normal. Olha a que ponto chegamos!!! É normal ver notícias assim hoje em dia!!!
Mas o que fazer? Eleger novos políticos? não, nenhum presta, pelo menos aqui.
Tentar mudar? Nós nem sequer preservamos o meio-ambiente que vem se degradando cada vez mais e mostrando sua "fúria" em forma de tornados e tempestades.
Acho que eu sou a mais cética do grupo, mas fazer o quê? É a realidade!
A esperança de viver em um mundo melhor ainda existe, não quero que meus filhos vivam em um país onde as pessoas não respeitam mais nada.
Falar, escrever e ter opinião quase não vale mais nada.
É uma pena, porque só nós, brasileiros, sabemos que o Brasil poderia SIM ser uma grande potência. Afinal, moramos em um país lindo por natureza e rico em cultura.
Mas acho que aqui as palavras-chave são: mulher, futebol e caipirinha.
What a pity, só me resta babar ovo para os outros países, que podem sim ter milhões de defeitos, mas pelo menos eles dão valor aos interesses da população e não gastam o dinheiro público em sex-shops.
Concluindo, ótimo assunto, adoro temas polêmicos. HAHAHA
Obs: quando eu começo a falar/escrever demais as vezes fica confuso, espero que esteja plausível.

noiseandkisses