quarta-feira, 30 de abril de 2008

Mulher não é porcelana!

Boa tarde, como o combinado, hoje vou falar do movimento feminista, e espero mostrar para alguns homens idiotas, que sexo inferior não existe!

  • Sociedades, como na Gália, na Germânia em alguns povos da América pré-Colombiana possuíam uma organização que não atribuia diferenças hierárquicas em função das diferenças de sexo. Nas últimas duas, inexistia uma distinção entre economia doméstica e economia social, as tarefas eram divididas independentemente do sexo da pessoa.
  • Durante a Idade Média as mulheres tinham acesso à grande parte das profissões, assim como o direito à propriedade. Também era comum assumirem a chefia da família quando se tornavam viúvas. Há também registros de mulheres que estudaram nas universidades da época, porém em número muito inferior aos homens.
  • A escritora francesa Christine de Pizan (1364 - 1430), autora do livro "A Cidade das Mulheres" onde defende que há igualdade por natureza entre os sexos, pode ser considerada uma das primeiras feministas por apresentar um discurso em favor da igualdade entre os sexos. Defendendo, por exemplo, uma educação idêntica à meninas e meninos.

Uau! Quem diria! As mulheres não sofriam tanto preconceito nesses períodos, mas por que sofrem agora?

Simples, vamos falar de história para explicar: Após a desestruturação dos feudos, o direito romano voltou a vigorar, e com isso, as mulheres voltaram ao seu velho posto de nada mais, nada a menos que dona de casa. Com essa volta, as mulheres perderam seus direitos de herança e propriedade, deixaram de ter acesso a cultura e ao trabalho.

Agora vamos falar do feminismo, começando com um pouco de sua história: O movimento feminista começou na Europa Ocidental, no século XVIII, após o Iluminismo, e teve pensadoras como Mary Wortley Montagu e a Marquesa de Condorcet, lutadoras da educação feminina. Durante a Revolução Francesa, as mulheres passaram a se aliar a partidos, já que eles precisavam de membros e elas de espaço, fazendo as movimentações feministas ficarem ligadas aos movimento políticos. Esse movimento foi crescendo e criando ideais, que visassem a igualdade entre homens e mulheres, por exemplo, direito ao voto, oportunidades de trabalho e direito a educação. E vemos até hoje essa luta, e também vemos homens que são contra esses ideais.

Eu posso dizer (não só por ser mulher) que todas nós odiamos quando ouvimos coisas do tipo "mulher não sabe dirigir", "lugar de mulher é no fogão" e outras expressõe machistas, que deterioram a capacidades feminina. Hoje, é muito comum ver mulheres que sustentam suas famílias, mulheres que são grandes profissionais, que trabalham em funções que todo mundo julga masculina, e desempenham um excelente trabalho. Então, por que as mulheres ainda são vistas como frágeis, delicadas e incapazes de fazer algo que não seja cuidar da casa e dos filhos?

Esse ponto de vista é totalmente inaceitável! Ganhar salários diferentes por ser de sexo diferente é ridículo! Ser apenas dona de casa, porque teve filhos é estupidez e muitos outros conceitos são idiotice! As mulheres não são de vidro, cristal, porcelana, cerâmica e nenhum outro material diferente que vai quebrar só de fazer um movimento mais pesado. Nós somos feitas de células, ossos, carne e tecidos, igualmente os homens, por isso, existe a luta feminista, para provar que podemos fazer de tudo tão bem ou melhor que os homens.

Aqui vão mais alguns dados, porém, esses são ruins, levando em cosideração toda essa luta:

  • As mulheres detêm apenas 1% da riqueza mundial, e ganham 10% das receitas mundiais, apesar de constituirem 49% da população.
  • Quando se considera a criação dos filhos e o trabalho doméstico, as mulheres trabalham mais do que os homens, quer no mundo industrializado, quer no mundo subdesenvolvido (20% a mais no mundo industrializado, 30% no resto do mundo).
  • As mulheres estão sub-representadas em todos os corpos legislativos mundiais. Em 1985 a Finlândia detinha a maior percentagem de mulheres na legislatura nacional, com aproximadamente 32% (cf. NORRIS, P.. Women's Legislative Participation in Western Europe, West European Politics). Atualmente, a Suécia tem o maior número, com 42%. A média mundial é apenas 9%.
  • Em média, mundialmente, as mulheres ganham 30% menos do que os homens, mesmo quando têm o mesmo emprego.

Viram o dado em negrito? Isso prova o que eu disse, mulher não quebra com o trabalho! É uma pena esse dado falar apenas dos deveres dométicos...

Espero ter mostrado não só a minha opinião, mas de quase todas as mulheres a respeito do preconceito em relação a mulher, e ter mudado o ponto de vista de algum homem que leia esse post.

Até mais, e revejam seus conceitos!

(Obs: Força Damaris, o 3ºA está com você!)

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Não tenho orgulho do seu orgulho.

Orgulho é um sentimento muito ambíguo, as vezes é bom e saudável, mas também é visto como o oitavo pecado capital. Geralmente enxergo o orgulho como algo que não permite as pessoas de escutar e aprender, distanciando-as e criando razões tolas. É fácil encontrar exemplos de como o orgulho criou o mal. Hitler, Bush, Hugo Chavez, Napoleão Bonaparte... e Você.


Perdão, leitor (a), não é minha intenção compará-lo (a) com tais personagens históricos, mas o que quero mostrar é todos nós temos orgulho, o que diferencia é que existe os que sabem administrar e os que são administrados. Se vermos a história de tais citados, percebemos as situações em que uma mente orgulhosa é capaz de destruir o eu diante dos outros e de si próprio. O orgulho é burro, cria barreiras, limita as idéias, restringe os pensamentos, faz com que as pessoas fiquem presas ao que julgam certo, sendo que existem bilhões de certezas na Terra.

Orgulho do pai, da mãe, do irmão, do filho, do cachorro, do país... é bom ter orgulho de coisas boas, mas não se vanglorie, não ache que está certo pois tudo pode mudar, respeite, escute! Por um lado mais espiritual, se você está na Terra, diante de bilhões de humanos fazem besteiras todos os dias, vendo a natureza morrer, a miséria, a fome e outros males, você não tem motivo nenhum para se orgulhar. Se as pessoas 'usassem' menos o orgulho, é certo que estaríamos em condições sociais, políticas, ambientais... melhores.

A grande questão é saber administrar. Talvez o que mais seja necessário e ao mesmo tempo o que a humanidade mais vai ao oposto seja o equilíbrio. É polêmico, é pessoal, mas se minha intenção não fosse fazê-lo (a) pensar, refletir, analisar com consciência esse assunto, eu não estaria aqui. O antídoto para o orgulho é ver os erros em si antes de apontá-los no outro.
  • "O orgulho que almoça vaidade janta desprezo." (Benjamin Franklin)
  • "Quem é orgulhoso a si próprio devora." (William Shakespeare)
  • "O orgulho divide os homens; a humildade une-os." (Henri Lacordaire)
  • "O orgulho... é filho da ignorância." (Giuseppe Baretti)
  • "O orgulho dos pequenos consiste em falar sempre de si próprios; o dos grandes em nunca falar de si." (Voltaire)
Peço licença a Simone Sampe, uma pessoa que conheço e considero culta e de bons ideais para reproduzir um texto de sua autoria:

Numa conversa, numa discussão...

Tudo que falam para você, é bom entender
Não é legal deixar alguém falando sozinho

Escutar, Entender e Respeitar
Sendo que respeitar não significa concordar
Entender não significa ser convencido

O fato de uma idéia ser exposta num livro não prova sua veracidade
Não adianta usar um livro pra provar e convencer que sua idéia é uma verdade
A pessoa que escreveu é um ser humano
Não adianta idealizá-lo, criar expectativas sobre ele
Como todo bom ser humano, tem seus defeitos e comete erros
Utiliza-se desse meio apenas pra se apoiar, fortalecer a sua idéia, ter argumentos

Assim como se tem vários argumentos a favor
Podem-se ter vários argumentos contra
O universo é infinito demais para se focar em uma só idéia
E com complexo demais para acreditar em uma só

Não exponha suas idéias para que os outros concordem com você
Para pensarem como você
Seria muito chato viver num mundo que todos seguem as mesmas idéias
Exponha suas idéias para que tenham uma mera noção do que você pensa e de como você pensa
Escutar não para absorver a idéia e pensar como o mesmo
Mas para saber e tê-la/guardá-la pra si
Quem sabe um dia não te será uma idéia útil?
Ou te guiará para formar novas idéias?

Pode-se fingir que concorda (o que seria uma hipocrisia)
Mas há vezes que não dá pra contestar alguém
Se esse alguém não está aberto a críticas
E faz de tudo pra te convencer e concordar com ele.

E uma frase de Voltaire para concluir:“Posso não concordar com uma só palavra tua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la.”
___________________________________________

Playlist:
Raul Seixas - Metamorfose Ambulante

domingo, 27 de abril de 2008

Filosofando

Desculpem pela demora do meu post, eu estive fora o dia inteiro e não consegui um tempo livre para eu postar. Como eu ainda não consegui terminar o post que eu pretendia postar hoje, eu estou improvisando com uma materia referente ao seriado "Os Simpsons", que li hoje da revista Mundo Estranho de Agosto de 2007.

A materia se chama "A vida segundo Homer..." e cita as pérolas de pura sabedoria da estrela de um dos programas mais legais da história da TV.

A vida segundo Homer...
...Sobre as pessoas
"As pessoas inventam estatistícas para provar qualquer coisa. 40% das pessoas sabem disso!"
"Por que coisas que acontecem com gente idiota sempre acontecem comigo?"

...Sobre armas
"Se uma arma pode proteger algo importante como um bar, então já serve para proteger minha família.
"Um revólver não é uma arma, Marge. É uma ferramenta. Como uma faca de açougueiro, ou um arpão, ou... ou um crocodilo."

...Sobre família
"Oh meu Deus, alienígenas espaciais! Não me comam! Eu tenho mulher e filhos! Comam eles!"
"Vejo que essa casa está desmoronando sem a minha presença, estão essa é a nova ordem das coisas. Bart, você é o homem da casa. Lisa, estou promovendo você a menino. Maggie agora é a filha inteligente. A torradeira pode substituir a Maggie. E, Marge, você é uma consultora."
"Meu pai nunca acreditou em mim! Eu não vou cometer esse mesmo erro. De agora em diante, vou ser mais gentil com meu filho e mais malvado com meu pai."

...Sobre a televisão
"Quando é que eu vou aprender? As respostas para os problemas da vida não estão em uma garrafa de cerveja... Estão na televisão!"

...Sobre o trabalho
"Marge, lembre-se, se algo der errado na usina, culpe o cara que não sabe falar inglês!"
"Lisa, se você não gosta do seu emprego, você não faz uma greve! Você vai lá todo dia e faz seu trabalho malfeito! Esse é o 'Jeito Americano'!"
"Acho que Smithers me contratou por causa das minhas habilidades motivacionais. Todo mundo diz que tem de trabalhar muito mais quando eu estou por perto!"

...Sobre a importância de aprender

“Uma biblioteca vendendo livros? Se eu não os queria nem de graça, por que eu pagaria por eles?”

...Sobre arrependimento
“Eu nunca peço desculpas, Lisa. Sinto muito, mas é assim que eu sou...”

...Sobre o valor do esforço
“Se algo é difícil de fazer, então não vale a pena ser feito!”
“Filhos, vocês tentaram, deram o seu melhor, e falharam miseravelmente. A lição é: nunca tentem.”
“Não sei Marge... Tentar é o primeiro passo rumo ao fracasso.”

...Sobre o dinheiro
“Ah, eu tenho três filhos e nenhum dinheiro. Por que eu não posso ter nenhum filho e três dinheiros?”
“Bart! Com 10 mil dólares, seremos milionários! A gente poderia comprar varias coisas úteis... Tipo amor!”
“Bem o Sr. Burns pode ter todo o dinheiro do mundo, mas tem uma coisa que ele não pode comprar... Um dinossauro!”

...Sobre envelhecer
“Sabe, Marge, envelhecer é uma coisa terrível. Acho que o dia mais triste da minha vida foi quando percebi que poderia derrotar meu pai em quase tudo. E Bart passou por isso aos 4 anos!”

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Gene Gay

Esse polêmica vive dando o que falar (isso refletiu no tamanho do post), mas agora o maior estudo sobre o assunto vai responder: é possível nascer homossexual?

A primeira grande descoberta foi revelada em 1991 pela neurologista americano Simon Lê Vay. Seus estudos com animais mostravam que uma parte do hipotálamo, na base do cérebro, estava relacionada à regulação do comportamento sexual. "Quis checar se poderia haver ligação também com a orientação sexual", diz Le Vay. O pesquisador reuniu uma pequena quantidade de cadáveres de homens e mulheres héteros e homens gays e focou sua atenção num pequeno grupo de células do hipotálamo anterior chamado INAH3. Ao comparar o tamanho da estrutura entre os sujeitos dos dois grupos, verificou que ela era em média duas vezes maior entre os homens héteros. Mais do que isso, o tamanho do INAH3 dos gays se aproximava daquele encontrado em mulheres.

Naquele mesmo ano de 1991, outra linha de pesquisa sacudiu o campo do estudo da orientação sexual. Os psicólogos Michael Bailey e Richard Pillard analisaram 110 pares de gêmeos. Descobriram que, entre os fraternos (não-idênticos), a chance de que um homem gay também tivesse um irmão gay era de 22%. No caso dos gêmeos univitelinos, essa correlação chegava a 52%. Um segundo estudo dos psicólogos manteve a correlação próxima dos 50% para univitelinos e 48% para univitelinas. Mas em 2000, quando Bailey analisou quase 5.000 gêmeos australianos, encontrou uma correlação menor entre univitelinos masculinos, de aproximadamente 20%.





Isso bastou para que a hipótese da homossexualidade natural não fosse levada a sério. Nos anos seguintes foram surgindo mais e mais porcentagens cada uma diferente da outra. Porém um estudo mais abrangente realizado em 2002, encontrou valores na ordem de 7% para as univitelinos, o que levou seus autores a afirmação "se há influência genética, ela é inexpressiva". Bailey diz que as variações entre estudos podem ser explicadas por diferenças metodológicas e estatísticas. "E mesmo os valores mais baixos são indicativos de que existe uma influência genética forte na orientação sexual", argumenta. Se não conseguiram convencer os críticos - um grupo heterogêneo que vai de militantes gays a ultraconservadores de direita, passando por pensadores humanistas como Vattimo -, os vários estudos com gêmeos fortaleceram entre os pesquisadores a crença num componente genético da homossexualidade. "Mas a genética é apenas parte da explicação, não é a explicação", diz Bailey.

“99,5 % de certeza”

Essa afirmação feita pelo americano Dean Hammer em 1993, esquentou mais ainda a calorosa discussão, porém ele continuava a afirma que em suas pesquisas em 114 famílias homossexuais haver encontrado, com 99,5% de certeza, indícios da existência de um ou mais genes ligados à orientação sexual, na região q28 do cromossomo X (ou Xq28). No ano de 1999, George Rice examinou 52 duplas de irmão e afirmou não ter encontrado nenhum sinal de o gene do Xq28 pudesse desempenhar algo mudança na orientação sexual. Outros caminhos trilhados ao longo dos anos 1990 na busca por diferenças biológicas entre homossexuais e heterossexuais levou os pesquisadores a resultados inusitados. Foram encontradas diferenças em itens como a fertilidade das mães, o raciocínio espacial e até a relação entre o comprimento dos dedos anelar e indicador. Pode se levar em consideração apenas a próxima comparação, pois as outras tem diferenças muitos pequenas o que resultam em algo não muito concreto. Essa próxima comparação chamasse “efeito do irmão mais velho”. O que indica a pesquisa, o número de irmãos mais velhos poderia elevar a probabilidade de que um homem nasça com orientação homossexual.



Meu caros, 2008 promete ser um ano de mais descobertas sobre esse assunto que já vem sendo especulado há 20 anos, serão divulgados os resultados de um estudo genético iniciado em 2004. O estudo visa coletar os dados de mil irmãos gays e dos familiares que concordarem em participar. Os estudiosos vão examinar entre 5 mil e 10 mil marcadores genéticos de cada indivíduo, buscando variações que possam ser ligadas à orientação sexual masculina. E um dos objetivos declarados é resolver a polêmica sobre o Xq28. Sanders, porém, não acredita que haja um gene gay específico e no passado já disse acreditar existirem 10 ou 15 envolvidos. "Sabemos que é uma genética complexa, pois o fato de um gêmeo univitelino ser gay não é garantia de que o outro também o seja. Pela escala do experimento, teremos um poder estatístico muito maior do que tudo o que já foi feito", disse Sanders.

Imagine que a ciência desenvolva um teste capaz de detectar quais recém-nascidos poderiam se tornar homossexuais. Saber disso tornaria a sociedade mais tolerante com as minorias sexuais? À medida que avança a investigação sobre as bases naturais da orientação sexual humana, essa questão ética permanece como pano de fundo.

Obrigado a todos que leram tudo, me dediquei horas nesse post. Não se esqueçam de dizer o que acharam.

Beijos e até a próxima.

Novas idéias Novos posts

Olá, queridos leitores comunicamos que as garotas do JM tiveram ;] algumas idéias para seus futuros posts, irão livrar os posts de ideologias baratas (isso mesmo, assuntos fortes merecem expressões marcantes, ok?), e expor de forma objetiva aquilo que pensamos a respeito.

Resumo de assuntos levados em pauta será homossexualismo, feminismo, machismo.

Todas nós esperamos gostem da idéia, e claro entrem nas discussões.

Não tenho certeza se os garotos do JM aderiram ao movimento... Entretanto foi nosso companheiro Douglas que despertou esse sentimento de revolta e vontade de mudança.

Até mais.

P.S.: Douglas em momento algum a idéia foi te atingir, porque se não fosse pela discussão (totalmente saudável e interessante) e a exposição de ideias divergentes nós não seriamos nós, se é que você me entende. Desculpa qualquer coisa ;)

terça-feira, 22 de abril de 2008

Certo ou Errado?

Hoje (22) o embaixador dos Estados Unidos, Clifford M. Sobel anunciará, pela primeira vez no Rio de Janeiro, a abertura das inscrições para a sétima edição do Programa Jovens Embaixadores.

Para quem não sabe, o “Programa Jovens Embaixadores” levará 35 estudantes brasileiros aos Estados Unidos, por duas semanas, com todas as despesas pagas.

Os 35 escolhidos vão viajar em janeiro de 2009. A previsão é de que eles passem uma semana em Washington, capital dos Estados Unidos, onde vão participar de reuniões com autoridades do governo americano. Os jovens embaixadores ficarão hospedados em casas de famílias americanas, freqüentarão a escola e farão apresentações sobre o Brasil para os colegas de turma.
Para ser um Jovem Embaixador é preciso:
  • Ter entre 15 e 18 anos
  • Ter fluência oral e escrita na língua Inglesa
  • Ser engajado em atividades comunitárias
  • Nunca ter viajado para o exterior
  • Estar cursando o Ensino Médio em escola pública
  • Ter desempenho bom ou excelente na escola
  • Comprovar carência financeira
  • Ter iniciativa, boa desenvoltura oral, flexibilidade, facilidade de adaptação social, bom relacionamento em casa, na escola e na comunidade

O Programa Jovens Embaixadores não deixa de ser uma ótima oportunidade de vida para esses adolescentes, mas ao mesmo tempo em que prevê abranger comunidades de jovens mais humildes, exige de tais um conhecimento avançado em uma língua estrangeira que nem escolas particulares conseguem fazer que seus alunos saiam fluentes.

Já que os candidatos têm que provar carência financeira, é fácil concluir que seria, praticamente, "impossível" de esses candidatos estarem cursando, paralelo ao Ensino Médio, um curso de idiomas.

Mas o objetivo é levar adolescentes que possam representar seu país e fazerem seus devidos papeis como embaixadores mirins, mas fica em aberto o tema... será justo exigir o Inglês fluente de jovens pertencentes a classes, relativamente, baixas?

domingo, 20 de abril de 2008

Dependência ou morte


2008, ano de eleição, e ano de analisar se o que está sendo feito pelos políticos eleitos está correto. Mesmo não sendo ano de eleição presidencial, resolvi postar sobre um projeto do Governo Lula que, mesmo com muitas críticas, permanece em pleno funcionamento: O Bolsa família e a sua "família"(Auxílio-gás, bolsa escola e etc). Esse projeto funciona no sistema de transferência condicional de renda onde a população de baixa renda recebe dinheiro diretamente e em contrapartida tem que manter as crianças na escola, por exemplo.

Aí vão alguns dados:

- Em 2006, mais de 11,1 milhões de famílias de todo o país, ou seja, cerca de 45 milhões de pessoas, receberam 8,2 bilhões de reais, o que corresponde a 0,4% do PIB brasileiro;
- O Bolsa Família é citado como sendo um dos responsáveis pela redução do índice de miséria no Brasil, que caiu 27,7% no primeiro mandato do Governo Lula;
- Representantes de países africanos mandaram representantes ao Brasil para conhecer o programa;
- Quase todos os países da América Latina têm programas parecidos;
- O Bolsa família aumentou o número de alunos na escola, mas não o desempenho destes;
- A reação das instituições multilaterias ao Bolsa Família tem sido, geralmente, de entusiasmo. O presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz disse em sua recente viagem ao Brasil que: "o Bolsa Familia já se tornou um modelo altamente elogiado de políticas sociais. Países, ao redor do mundo, estão aprendendo lições com a experiência brasileira e estão tentando reproduzir os mesmos resultados para suas populações;
- Muitos analistas e opositores do governo Lula vêem no programa apenas uma espécie de "bolsa eleitoral", que subornaria as camadas mais vulneráveis da população com transferências de dinheiro em troca de eleitores cativos, sem apresentar uma real proposta de erradicação da pobreza pelo trabalho e pela atividade econômica produtiva;
- Uma das críticas mais recorrentes mencionada no Brasil é uma possível criação de um estado de dependência que o Bolsa Família geraria entre a população beneficiada.

Depois desses dados, você leitor, pode analisá-los e formar sua opinião sobre o projeto mas o que venho discutir aqui não é exatamente sua eficácia e sim uma situação desagradável que sua criação nos impõe.


Deixando de lado todas as falcatruas que envolvem o recebimento do Bolsa família por famílias que não necessitam, é importante perceber que em alguns lugares do país famílias dependem do recebimento para poderem sobreviver.É um verdadeiro caso de dependência ou morte. Sem o dinheiro do governo, esses cidadãos não têm como sobreviver já que falta alimento, água tratada, emprego e o mais importante: oportunidade.

É inimaginável o governo atual conseguir mudar todo o quadro de desigualdade social que existe em nosso país. Quem sabe num futuro governo tenhamos essa esperança. Então, nesse ponto, eu concordo com a atitude do governo Lula: Damos dinheiros ao miseráveis para que eles possam ao menos sobreviver. Pode parecer meio cruel mas funciona assim. O quadro de famílias tendo mais filhos para receber mais dinheiro ou pais de família se acomodando sem trabalho são totalmente errados mas para alterar isso só uma grande mudança na estrutura social do país e como dito acima isso está longe de acontecer.

O que pode e deve ser feito por esse governo é uma severa fiscalização nas famílias para diminuir o número das que recebem sem necessidade. Mas parece que a situação está cômoda assim para os políticos.

É isso aí, Douglas Garcia deixando seu recado na espera do surgimento de um projeto que possa acabar com a desigualdade social nesse país. Se você tem conhecimento de algum bom projeto para isso, deixe nos comentários.

Bom domingo.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Pensar e tentar mudar...

Boa noite pessoal!!
Hoje meu post vai ser mais ou menos um pequeno desabafo.
As pessoas falam tanto desse tal bullying na Tv, vemos alunos matando outros por causa de pequenas "brincadeiras" maldosas.
As pessoas não percebem o quanto isso é ruim até sentirem na pele. Já passei por isso até minha 8ª série e graças a Deus consegui dar a volta por cima e hoje sou amiga de todos, ou quase todos.
Mas e aquelas pessoas que não superam?
E aquelas pessoas que chegam em casa, correm pro quarto e vão chorar escondido?
Será que ninguém consegue olhar um pouco além do próprio umbigo?
Hoje eu parei para refletir sobre isso, eu faço isso com algumas pessoas e depois venho dizendo que isso é errado!
ISSO SIM É ERRADO.
É aquele tipo de coisa: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
Então estou assumindo o meu erro e tomando uma outra postura em relação à isso, pois falar é fácil, difícil é deixar de "zuar" ou ficar julgando uma pessoa.
Então imaginemos que do mesmo modo que sofremos por coisas mínimas, essas pessoas também sofrem e muito, e muitas vezes não tem como fugir.
Tanta coisa para falar sobre isso, só que estou realmente triste para continuar prolongando o assunto.
Espero que todos pensem e comecem a agir de forma diferente também, pois praticando o bem chegaremos muito mais longe.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

A história e a faculdade

Boa noite.

Hoje vou falar das famosas cotas para negros, que levantam uma grande discussão. O que era para ser algo que redimisse a população branca diante dos sofrimentos vividos pelos escravos, tornou-se uma enorme forma de racismo, segundo algumas pessoas.

É claro que quem nasceu depois da assinatura da Lei Áurea (1888) não é culpado por crimes de seus antepassados, e os filhos de ex-escravos também não, por isso vem a pergunta: Por que, depois de tantos anos, estabelecer cotas para negros em faculdades?

Esse sistema pode nos dar muitas interpretações, como: Se você está particpando de uma competição de igual para igual, é obvio que, existir cotas que determinam sua vaga por causa de sua cor de pele é errado, pois deixa explícito uma opinião que os negros são menos capazes que brancos, japoneses, indios, e outras etnias.

Agora, seria justo pensar que um erro cometido a mais de 100 anos influencie na educação nacional? Não estou querendo dizer que negros não devem fazer faculdade, mas sim, questionar as autoridades se isso é relamente necessário, afinal nem todos os negros são pobres ou favelados, como são visualizados no geral.

Com isso, não seria mais prudente, que as cotas fossem reservadas para pessoas que realmente não têm condições de pagar uma faculdade, que não tiveram a oportunidade de ter um bom ensino, pois na visão geral, as escolas públicas, tirando as ETEs, FATECs e universidades, é muito ruim, mas não por falta de capacidade dos professores, e sim pela falta de cuidado do estado.

Quem já teve a oportunidade de entrar em uma escola púplica sabe do que eu estou falando, para quem nunca entrou, ai vão alguns exemplos de coisas que acontecem nessas escolas: alunos traficam drogas dentro da escola, as escolas não têm infra-estrutura para atender as nessecidades dos alunos, os próprios alunos, muitas vezes não tem a minima condição de comprar material, vários alunos estão na LA (liberdade assistida) e podem ser um risco para quem está la dentro, e a pior de todas, o total retrocesso e descaso com o futuro dos estudantes, a progressão continuada, que consiste em: se o aluno tem presença, ele passa de ano, não importa se ele tem nota ou capacidade para atingir a próxima série.

Agora vem a grande pergunta: De que é a culpa de muitos negros, pardos e mulatos, que sofrem preconceito a todo momento de sua vida dentro da sociedade, por sua cor e pelo fato de seus ancestrais terem sido marginalizados e muitos deles ainda viverem esse situação, de não terem o ensino adequado?

Pensem sobre o assunto, é algo que vale a pena refletir!

Até a próxima semana.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Você

Vivemos em um país onde muitas coisas erradas acontecem e o que mais vemos as pessoas fazerem é reclamarem para quem está do seu lado, xingar os políticos e só. Atitudes que realmente podem acrescentar não são feitas. Se o país está bom para você, ótimo, não reclame e viva como está, mas se tem algo que lhe incomoda porque continuar assim então?! Histórias como 'eu sou um em um milhão', 'eles são superiores e não adianta', 'o que eu posso fazer?' são comuns e impedem muitos de exporem suas opiniões e atitudes, ficando só na reclamação de um discontente.

Meios não faltam, informação muito menos, pessoas conscientes também existem. No Brasil há centenas de movimentos que querem algo melhor, deixam uma mensagem positiva, o que não existe é um direcionamento da pessoa para aquilo, quando prefere ocupar seu tempo fazendo coisas que não serão construtivas para a sociedade que ela reclama. Conseguir, consegue. Invadiram a UnB e tiraram o reitor e vice-reitor, a UNE (União Nacional dos Estudantes) começa em breve protestos e paralisações contra as fundações que controlam as Universidades públicas. Certo ou errado, político ou não, a atitude fala mais alto que outras questões no momento que estamos.

Recomendado:
http://www.carregandooelefante.com.br/

Playlist:
Gabriel, O Pensador - Até Quando?

sábado, 12 de abril de 2008

O mundo e o que você é.

Acima de tudo, obrigado por estar entrando no nosso blog e espero que curtam o que fazemos aqui. Hoje vou comentar um pouco sobre uma reportagem que eu li na revista Super interessante sobre personalidade.

A individualidade humana é um mistério: somos todos diferentes uns dos outros, até mesmo gêmeos idênticos, que carregam o mesmo DNA e foram educados da mesma forma.
A genética não determina o comportamento. O nosso DNA possibilita e favorece alguns comportamentos, mas não determina nada. “Os genes não restringem a liberdade humana – eles a possibilitam”, diz Matt Ridley, autor do livro O que nos faz humanos. A genética não é um destino, não determina o que você vai ser. Ela oferece predisposições. “Todos estão sujeitos a influências ambientais que podem, sim, mudar a expressão dos genes e fazem com que eles não se manifestem”, diz André Ramos, diretor do Laboratório de Genética do Comportamento da Universidade Federal de Santa Catarina.

Os traços da personalidade são idéias e conceitos que dependem da cultura, lugar, da época e dos olhos de quem vê. O que denominamos inteligência, má educação e timidez no Brasil pode ser algo diferente no Japão. Por isso que não podemos definir a personalidade pura no DNA. Mas nossa herança genética pode influenciar no funcionamento do corpo, que, em uma cultura ou em outra, resulta em comportamentos diferentes.

Os pais, que influenciam muito a personalidade dos filhos, são considerados os agentes mais importantes. São eles que nos educam a controlar nossos desejos de acordo com regras morais, castigos e convenções da civilização.

A composição genética tem ainda efeitos indiretos, que acabam influenciando até o comportamento dos pais. É que os pais variam a forma de tratamento conforme o filho. Crianças alegres, que sorriem e olham nos olhos dos pais, costumam deixá-los gratos e mais carinhosos.
A amizade também é outro fator que influencia na personalidade adulta. Isso explica por que pais normais, que sempre seguiram as regras da boa educação, deparam com um filho criminoso. Talvez nossos avôs não estivessem errados em se preocupar tanto com as más companhias.

É possível mudar nosso jeito de ser? Sim. Na verdade, mudamos nossa personalidade a toda hora. Agimos de modos diferentes com pessoas de idade, sexo ou posição social diferentes. Alem disso nossa personalidade depende do que os outros acham: você pode ser chato para uma pessoa, mas gente boa ou confiável para quem o conhece melhor. Mas talvez o caminho de nos conhecermos melhor, mudar o que for possível e nos contentar com o que somos seja o grande desafio da vida.

"Quando eu tiver um mano, eu quero que ele se chame Herrar, porque Herrar é o mano."

quinta-feira, 10 de abril de 2008

China sinônimo de progresso?

Olá, nem preciso comentar o quanto é bom estar por aqui de novo. Andei pensando em milhares de temas para escrever, foi quando eu estava vendo os primeiro posts e encontrei um sobre as olimpíadas de Pequim.

Sem desmerecer o grande esforço chinês para sediar as olimpíadas, mas não sei se vocês já perceberam o que realmente acontece por de trás da grandiosa competência chinesa, e impressionismo.

Existe uma lista de objetos proibidos nas dependências olímpicas. Isso significa que os atletas não são autorizados de portar câmeras de vídeos ( não sei se é só eu, mas o que eu mais vejo são os atletas com câmeras nas mãos, afinal quem não registraria uma momento como esse?), continuando com a lista, a bíblia é um dos itens proibidos, sim acreditem se quiserem mas é a mais pura verdade. O jornalista de informou isso conta que isso é para os comunistas chineses uma “razão de segurança”, para fugir das críticas, Pequim embaralhou os termos da proibição. Para isso foi ajudado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) o qual interpretou o regulamento da competição de modo a justificar os tiranos ateus. No Congresso americano, o deputado Thaddeus McCotter disse se tratar de mais um jogo da propaganda comunista.

Então não nos deixemos levar pela mídia que nos faz acreditar que a ditadura instalada na China trás harmonia e progresso. Lá o governo controla tudo, desde o que passa na televisão aos sites que circulam na Internet, sim sim, imagine que por lá o Google, blogs e outros são considerados zonas subversivas.

“…Wei Wenhua, cidadão chinês que no dia 7 de janeiro foi espancado até a morte por membros da Chengguan, espécie de polícia governamental conhecida por sua violência desmedida na repressão de delitos como comércio ilegal nas ruas da China. Qual foi o “crime” cometido por Wenhua? Ele estava filmando, com seu celular, imagens de um conflito entre a polícia e manifestantes que tentavam impedir que caminhões da prefeitura jogassem lixo perto de suas casas. Os “chengguan” notaram sua presença e espancaram-no por mais de cinco minutos. Wenhua morreu a caminho do hospital, aos 41 anos de idade.”

Alexandre Inagaki

Dá para ter uma idéia do tipo de governo que se fortalece em pleno século XXI, onde é um lugar com alto nível de tradicionalismo, e cegado pelo mesmo.

Quem quiser saber mais sobre a China e seu estilo de vida, entre no site:
http://chinaview.wordpress.com/ (em inglês)

Não esqueça de comentar, até mais.

Beijos

terça-feira, 8 de abril de 2008

Sick Hearts

“Começou (29) ontem a maior matança anual de animais selvagens do mundo: a temporada de caça à foca no Ártico canadense, durante a qual 270 mil filhotes de foca serão abatidos por causa de sua pele.”

Bom, acho que o tema do post de hoje já ficou bem claro. É incrível como em pleno século 21, a caçada ainda é vista como esporte. Até onde eu sei, esportistas não matam por diversão. Mas esse é só um dos problemas que envolve animais hoje em dia. Citarei alguns:

  • A compra de casacos de peles, que deveria ser ilegal, ainda é uma fonte de renda para grandes grifes e significado de "poder de status" para os clientes.
  • As empresas de cosméticos que utilizam animais para testes. Muita gente é a favor de tal atividade, utilizando o argumento: "vai ser bom para o avanço a ciência", mas afinal, as “cobaias” vão sofrer, sentir dor, e morrer, exatamente como um humano. Ninguém dirá que o que Hitler fez com os judeus foi bom, concordo plenamente, foi um holocausto, literalmente, mas ele também fez experimentos científicos. Por que a contradição quando se trata de animais?

Esses são só dois exemplos concretos; fora que ainda tem aqueles seres, que se julgam humanos, que matam, maltratam, e fazem maldades com qualquer tipo de animal por prazer.
Mas fico pensando, se pessoas costumam matar outras pessoas, de várias as maneiras possíveis, imagine o que esses seres são capazes de fazer com animais?
E esse é o grande problema. Isso só prova o desrespeito da sociedade. Não se trata apenas de animais, mas sim de SERES VIVOS!

Não vou falar muito mais, acho que o que eu queria passar, o que eu queria defender, já ficou claro. Mas infelizmente tudo isso escrito é a realidade. E provavelmente vai ficar cada vez pior. Como tudo de hoje em dia tende a ser. A poluição, o efeito estufa, a violência... Esse descaso com os animais, e principalmente com as própias pessoas, só mostra um retrocesso da sociedade. Onde crescer, ordem, e progresso, como diz nossa ilustre bandeira, seriam as palavras-chave.

"It's the terror of knowing what the world is about" (Queen & David Bowie - Under Pressure)

Obs: Não sei se o texto ficou tão instrutivo quanto eu gostaria que ficasse, porém fiz o melhor que pude nesse momento, depois de uma prova com 90 questões e uma aula de inglês, não é desculpa eu sei, mas meus colegas de classe entenderam. Não quis fazer um texto enorme, porque deve ser horrível ler tudo em condições de extremo cansaço. Haha. Enfim, até o próximo post.

Sick Hearts - The Used

Em memória ao cachorro do Lucas, a uma cachorra de rua que minha mãe ajudava que foi assassinada por alguém sem alma, e a todos aqueles cachorros de rua que morrem atropelados, ou não. s2

domingo, 6 de abril de 2008

"Mídia, que poder tu tens!!!"

Inspirado na grande frase de nosso amigo Lucas Pazin resolvi fazer um post sobre a influência que a mídia tem em nossas opiniões sobre assuntos diversos. É incrível como como um canal de televisão, por exemplo, pode moldar o pensamento público. Todos estão sujeitos a sofrer dessa influência e, provavelmente, eu mesmo sou influenciado em alguns assuntos sobre os quais posto aqui no blog.

Pra começar, vamos falar de assuntos já discutidos aqui no blog: a música e o enfoque em certas notícias. É incrível como todos os funks que fizeram sucesso nos dois últimos anos sempre estão no CD do "Caldeirão do Huck" e tocam durante o programa. E o enfoque da mídia em casos trágicos não é novidade. Dá muito mais audiência passar um caso como o da Isabella do que mostrar dados como os apresentados por nossa amiga Gabriela sobre o número de mortes de crianças no mundo.

E nessa questão está o grande problema da mídia brasileira: Se concentrar em um caso só que cause grande choque do que analisar um painel geral do que acontece. Um exemplo disso é a política onde são mostrados escândalos como o do mensalão mas não se vê uma reportagem mostrando um quadro atual da política brasileira e uma possível solução através de nosso voto. Outro exemplo do qual sou testemunha é o caso das arbitragens do futebol: comentaristas e mais comentaristas criticam várias arbitragens de vários jogos, mas nenhum vai analisar como é feito o treinamento de árbitros para saber o que se pode melhorar.

E o grande culpado de tudo isso não é a mídia em si até porque ela nem uma pesssoa é. A mídia é formada por pessoas e tem seu público formado por pessoas. O papel de quem está lá na televisão, rádio, sites, jornais e etc é chamar a atenção mesmo, fazer com que mais e mais pessoas leiam, assistam, acessem ou ouçam. Quem tem que mudar é a população que absorve tudo isso. Devemos mostrar que queremos uma mídia diferente através de escolhas melhores nos nossos meios de comunicação. Dar privilégio a quem faz um jornalismo de maneira séria e realista sem sensacionalismo. Se muitos consideram que um ser humano não vive sem ser influenciado pelo meio, que pelo menos esse meio seja bom, com muita informação e cultura útil.

Também não devemos deixar de lado toda a diversão. Existem alguns programas muito divertidos que não necessariamente nos trazem cultura útil mas que são muito engraçados e não devemos nos sentir culpados por assistí-los. Todo ser humano precisa de um pouco de entretenimento.

Poderia passar um dia inteiro citando exemplos de influência da mídia ou culpando vários meios de comunicação, como um certo canal de televisão (plim plim) por exemplo, mas acho melhor que cada um leia esse post e monte seu pensamento sobre esse assunto porque se não eu já estaria me incluindo no grupo dos influenciadores de ideiais. Aliás, você pode estar lendo tudo isso e achando uma baboseira. O espaço dos comentários é livre. Estamos aqui para debater opiniões.

Um bom fim de semana e até o próximo post.

sábado, 5 de abril de 2008

Tadinha da Isabella!

Olá!!! Nesses últimos tempos eu desapareci do blog porquê simplesmente não conseguia entrar, e depois que mudou o layout eu consegui, estranho né? Bom, eu postava todas as sextas feiras, e continuarei postando, uma sim, uma não. Só que depois de tanto tempo sem conseguir entrar no blog eu esqueci (desacostumei!) que ontem era o meu dia de postar, mil desculpas, já começo mal, hehe.

Mas vamos ao que interessa: eu quero falar sobre o tal caso Isabella, que acho que todos já devem ter ouvido falar.
Não, eu não venho trazer notícias sobre como andam as buscas ou se o pai e a madrasta são culpados ou não.
Gostaria primeiramente de mostrar alguns dados:

"100 crianças morrem por dia no Brasil, vítimas de maus-tratos – negligência, violência física, abuso sexual e psicológico, segundo pesquisa realizada pelo Laboratório de Estudos da Criança/USP."

"Conforme dados do BNDES e do Datasus, uma criança de zero a quatro anos morre no Brasil a cada 72 minutos por falta de esgoto sanitário."

"Cerca de 16 mil crianças morrem de fome a cada dia no mundo, segundo a ONU."

Nada de estranho não é, coisas que nós já sabemos que acontecem diariamente, quantas crianças será que morrem a cada dia no sertão hein?
Pensamos tanto na Isabella que esquecemos que casos assim, talvez não tão específicos, mais tão horríveis quanto ocorrem sempre e em todo lugar.

Mas por quê então esse enfoque tão grande nesse caso?
É uma pergunta realmente simples de se responder em vários aspectos, primeiramente, pai e madrasta são ambos formados em direito e possuem um padrão de vida de classe média alta (OBS: a garotinha possuia TV de LCD no quarto, ao todo quatro dessas pela casa!)
Outra, o que é mais chocante e traria mais ibope do que uma criança de 5 anos arremessada de um prédio e um dos suspeitos é o próprio pai? Quem quer saber sobre a câmara dos deputados à essa hora?
E, por último, vocês já viram o rostinho da menininha, as fotos os vídeos que eles mostram, tudo realmente muito comovente.
Mas quem lembrou da outra criança que foi arremessada da “Cohab” esses dias? Ou do menino que morreu no Parque Aquático?

Só mais uma pequena comparação, obviamente ninguém esqueceu da Suzane von Richthofen, ela até possui uma página no Wikipédia dizendo quem é ela, famosinha hein?
Para pensar só mais um pouquinho, quantos e quantos filhos doentes nesse mundo não mataram os pais para ficar com a “herança”?
Conclua você mesmo então o porquê desse enfoque tão grande em somente mais uma vítima desse mundo cruel.

Até a próxima!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

A vulgaridade perante a musica popular brasileira

Calma! Quem pensou que eu ia falar da MPB como Caetano Veloso, Maria Rita, Ana Carolina, Toquinho, Renato Russo, Cazuza, Paralamas do Sucesso, Skank, Capital inicial, dentre outros grandes nomes, não se assuste! Eu venho falar da nova e futura MPB, o Funk carioca, suas popozudas e derivados.

Há alguns anos a musica brasileira era o samba, forró, sertanejo, e o rock nacional era composto por muitos desses nomes citados, porém, cerca de uns 6 anos pra cá, nós, brasileiros nos deparamos com o Bonde do Tigrão, Éguinha Pocotó e agora o mais recente, o Créu.

Bem, gosto é gosto, cada um tem o seu, mas vamos comparar as letras. O que você entende ao ouvir o seguinte refrão: “Exagerado, jogado aos seus pés, eu sou mesmo exagerado, adoro um amor inventado...”. Agora com esse: “Créééééu, Crééééu, Crééééu...(um milhão de vezes CRÉU se repete)”. E com esse: “ Você é linda, mais que demais, você é linda sim...”. E com esse: “uh so as cachorras, uh uh uh uh uh! as preparadas,uh uh uh uh uh! as popozudas, uh uh uh uh uh! o baile todo,uh uh uh uh uh!”. Mais uma: “é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há...”. E essa: “passa, passa esfrega nela, Vem que Vem que vem com arrasta ela, passa passa esfrega nela vai, pega o sabãozinho...”

Ok sem discussão, onde foi parar a poesia? Onde, gramaticalmente “vem COM arrasta ela” existe. Até a musica sertaneja, que sempre foi vista como “musica de corno” tem mais a dizer do que isso...

Com essa comparação, podemos perceber que a musica virou o ato sexual, e isso não acontece somente com o funk, os “blacks” americanos também cultuam esse idéia. É muito comum vermos jovens ouvindo esses dois tipos de musica, que fazem apologia ao sexo, drogas, e vulgarizam a mulher, fazendo das mulheres algo relacionado apenas com a procriação, e forma de objeto submisso dos homens.

Apesar de tudo isso, cada vez mais, as pessoas escutam esse tipo de musica e saem cantando por ai. Até mesmo crianças tem essas letras na ponta da língua. Agora, o que se espera de uma sociedade que não tem o mínimo de respeito próprio no futuro? O que irá acontecer com nossos filhos, netos e bisnetos que crescem ouvindo, não mais as musicas da Xuxa (até mesmo ela fez um álbum infantil no ritmo do funk...) e Eliana, por exemplo, e sim indo dormir ouvindo “um tapinha não dói!”.

Infelizmente essa é a realidade, os meninos serão os Mcs e as meninas, as cachorras, e assim, todos iremos morar em um enorme baile funk cercados de bondes, não famílias, vivendo e esquecendo os valores da sociedade, até que o mundo todo viva sobre as condições descritas.



Olá... que bom estar de volta!
hoje eu resolvi começar com o texto e depois com as firulas por causa do título do post...hehe
Estou muito feliz em ser a primeira em postar algo, tirando as mudanças que o Lucas postou segunda.
bem por hoje é só, estarei de volta em alguns dias...
bjs...